No menu items!
24.4 C
São Paulo
sexta-feira, 27 dezembro, 2024

Graffiti celebra empoderamento e ancestralidade na Fábrica de Cultura Capão Redondo

Artistas grafitaram a fachada da Fábrica de Cultura Capão Redondo

A Fábrica de Cultura de Capão Redondo – da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e gerenciada pela Poiesis – destaca a arte produzida por mulheres negras e periféricas neste mês.

Quem passa pela Fábrica de Cultura Capão Redondo, na Rua Bacia de São Francisco, s/n, no Conj. Hab. Jardim São Bento, já consegue ver na fachada do prédio um mural colorido que destaca os rostos de mulheres negras e a cultura periférica incentivada pelo equipamento cultural.

A arte foi desenvolvida pela grafiteira Crica Monteiro, que já colaborou com marcas internacionais, e pela Fany Lima, artista visual com trabalhos pelo nordeste brasileiro, a convite da equipe da Fábrica de Cultura Capão Redondo. Ambas, além de serem de Embu das Artes, trabalham em suas obras questões relacionadas ao feminino, memória, identidade racial e imaginário periférico.

As artistas partiram da reflexão sobre “o que é fabricar cultura?” para representar o conceito de tecnologia a partir do território de origem: a zona sul paulistana. São colocadas referências aos nomes da arte, literatura e cultura periféricas locais, assim como elementos visuais que representam o lugar.

A linguagem do Graffiti, assim como outros elementos do movimento Hip Hop, está presente em intervenções e oficinas realizadas pelas Fábricas de Cultura. Em 2021, o artista plástico e grafiteiro Robinho Santana pintou um mural na fachada da Fábrica de Cultura Diadema destacando a marginalização dos corpos negros e o direito à educação (2021); já a Fábrica de Cultura Jardim São Luís tem no teto superior do teatro um graffiti (2022) da artista Nene Surreal, pioneira no graffiti em São Paulo.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Como o planejamento urbano ajuda São Paulo a se tornar uma cidade mais inteligente, sustentável e resiliente

Em menos de um ano, São Paulo obteve notas máximas em certificações internacionais Neste ano São Paulo foi reconhecida internacionalmente por seu avanço como cidade...

PM Ambiental combate a pesca ilegal e resgata 10 mil animais ao longo de 2024

Modalidade de policiamento comemorou 75 anos de trabalho com cinco batalhões patrulhando todo o território paulista A sede do Comando de Policiamento Ambiental foi palco...

Pesquisa mostra que mais da metade dos brasileiros não lê livros

Proporção de não-leitores foi maior que a de leitores, pela primeira vez na série histórica Conforme a 6⁠ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui