No menu items!
16 C
São Paulo
terça-feira, 11 novembro, 2025

Governo de SP promove o envelhecimento saudável e a melhoria da qualidade para pessoas idosas

Serviços oferecem cuidados, convivência, atividades culturais, intelectuais e de lazer em todo o estado para quem tem mais de 60 anos

A população mundial está vivendo cada vez mais, por isso é importante pensar em qualidade de vida para os mais velhos e o Governo do Estado vem trabalhando nisso. Por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, pessoas idosas e suas famílias podem contar com uma rede de serviços socioassistenciais nos 645 municípios que vai desde a proteção básica até atendimentos de média e alta complexidade, sempre com acompanhamento, orientação e atenção especializada.

Ao todo, são 183 equipamentos para o atendimento à pessoa idosa em todo o estado, sendo 69 Centros Dia da Pessoa Idosa (CDI) e 118 Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCI).

O CDI oferece, durante o dia, cuidados e atividades socioassistenciais para pessoas idosas com algum grau de dependência, enquanto seus familiares estão trabalhando ou estudando.

“Enquanto estão no CDI, essas pessoas recebem atenção individualizada, alimentação elaborada por um nutricionista, e desenvolvem atividades diversas para aprimorar suas capacidades cognitiva, física e motora”, explica a assistente social Ruth Alves de Souza, da SEDS.

No CDI de Mogi das Cruzes, até 50 usuários desfrutam de um amplo salão de convivência com ar-condicionado, sofás e mesas coletivas, além de área externa com jardim. A estrutura ainda conta com cozinha, banheiros adaptados, duas salas com confortáveis poltronas e estantes com jogos de tabuleiro e livros.

Já os municípios de Tabatinga e Arandu ganharam recentemente novas unidades do CCI para proporcionar um envelhecimento mais saudável e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos com mais de 60 anos. “Os frequentadores têm autonomia e independência e, no Centro de Convivência, podem desenvolver novas habilidades, participar de atividades socioeducativas, lúdicas, culturais e de lazer. É um espaço pensado para romper com o isolamento social”, ressalta Elaine Moura, da Coordenadoria de Assistência Social da SEDS.

A unidade em Arujá, na região metropolitana de São Paulo, oferece, por exemplo, um cronograma agitado durante toda a semana com aulas de ginástica, coral, dança, artesanato, música e até de smartphone. “Além de criar e fortalecer laços com a comunidade e com o entorno, essas pessoas também são orientadas sobre temas relacionados à assistência social, direitos da pessoa idosa e campanhas de prevenção de doenças”, afirma.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected] 

- Patrocinado -

Últimas

O mal das mídias sociais

Vi uma entrevista do Jonathan Haidt, pesquisador da Universidade...

Prefeitura abre inscrições para mais de 200 oficinas gratuitas nas Casas de Cultura

Atividades gratuitas estão disponíveis em todas as regiões da...

Credibilidade climática do Brasil desmorona ao autorizar exploração de Petróleo na Amazônia

Em uma decisão que chocou organizações ambientais em todo...

O mal das mídias sociais

Vi uma entrevista do Jonathan Haidt, pesquisador da Universidade de Nova York, no Star Talk do Neil deGrasse Tyson, sobre os malefícios das redes...

Prefeitura abre inscrições para mais de 200 oficinas gratuitas nas Casas de Cultura

Atividades gratuitas estão disponíveis em todas as regiões da cidade, com opções para todas as idades A Prefeitura de São Paulo está com inscrições abertas...

Credibilidade climática do Brasil desmorona ao autorizar exploração de Petróleo na Amazônia

Em uma decisão que chocou organizações ambientais em todo o mundo, o órgão ambiental federal brasileiro, IBAMA, autorizou a Petrobras a iniciar a perfuração...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.