No menu items!
17.2 C
São Paulo
quinta-feira, 18 abril, 2024

Governo de SP abre licitação de tornozeleiras eletrônicas para rastrear agressores de mulheres

Edital prevê aquisição de 5.000 dispositivos a serem usados em sistema de alerta de proximidade


O Governo de São Paulo, por meio da Prodesp – empresa de Tecnologia do Estado, publicou no dia 08 de julho, o edital de licitação, por meio de pregão eletrônico, para comprar 5.000 tornozeleiras eletrônicas para o rastreamento de agressores de mulheres, assim como a aquisição de 5.000 dispositivos de alerta de proximidade que ficarão com as vítimas.  

A Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC) coordena o Grupo de Trabalho de vários órgãos do governo estadual e irá determinar as formas, etapas e estratégias de implantação da monitoração eletrônica dos agressores. A previsão é que o sistema entre em funcionamento a partir de novembro deste ano.  

A empresa contratada será responsável por prover uma solução integrada de gestão operacional para todo o Estado paulista. Com o uso da tecnologia e sistema de geolocalização, o rastreador do equipamento soará um alarme assim que o agressor ultrapassar, em metros, a área delimitada na decisão judicial e enviará um aviso à Polícia Militar.

A iniciativa resulta do Termo de Cooperação que o Governador João Doria assinou, em abril passado, com o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), para viabilizar o uso da tornozeleira eletrônica e coibir e punir a violência doméstica e familiar contra a mulher.  

Caberá à Prodesp a responsabilidade pela compra, manutenção, instalação e monitoramento das tornozeleiras eletrônicas e da unidade portátil de rastreamento.  

Por parte do Poder Executivo, o Grupo de Trabalho é composto pela SJC e as secretarias de Governo, da Administração Penitenciária (SAP) e da Segurança Pública (SSP); e a Procuradoria-Geral do Estado (PGE). Já o TJ-SP é representado pela Corregedoria-Geral da Justiça.

SOS Mulher

Por meio da Secretaria da Justiça, o Governo paulista promove a igualdade de gênero, um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).  

O aplicativo SOS Mulher, uma ferramenta de apoio à mulher em situação de vulnerabilidade pela violência doméstica, ficará sob responsabilidade da pasta. O APP se baseia em três pilares: segurança, saúde e independência financeira. O site www.sosmulher.sp.gov.br traz todas as informações. 


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Inscrições abertas para curso gratuito de tecnologia do Projeto Conecta Mundo

Oficinas oferecem 60 vagas para jovens que se interessem...

ARTIGO | Falta de isolamento elétrico no Brasil reflete aculturamento de negligência à segurança

Recentemente, o Brasil foi palco de um trágico acidente...

Inscrições abertas para curso gratuito de tecnologia do Projeto Conecta Mundo

Oficinas oferecem 60 vagas para jovens que se interessem em desenvolver um aplicativo com informações sobre o município onde vivem A tecnologia é tema central...

Gastos dos brasileiros com saúde crescem, com peso maior de remédio e exames no orçamento

Despesas de famílias e governo subiram para 9,7% do PIB em 2021, ante 8% em 2010. Envelhecimento da população e avanço da tecnologia explicam...

ARTIGO | Falta de isolamento elétrico no Brasil reflete aculturamento de negligência à segurança

Recentemente, o Brasil foi palco de um trágico acidente elétrico: João Vinícius Ferreira Simões, jovem de 25 anos, recebeu uma descarga elétrica em um...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui