No menu items!
23.6 C
São Paulo
domingo, 18 janeiro, 2026

Fiscalização do Procon encontra irregularidades em postos de combustíveis e lojas de conveniência na capital

Operação revela falhas recorrentes na transparência de preços e identificação das distribuidoras

Entre os dias 15 e 19 de setembro, uma operação integrada pela Fundação Procon-SP, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) e o Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC) fiscalizou 36 postos de combustíveis e sete lojas de conveniência na capital paulista.

O resultado acende um alerta: 21 postos e duas lojas foram autuados por irregularidades — número que reforça a necessidade de atenção constante por parte do consumidor e da continuidade das fiscalizações pelas autoridades.

As principais infrações envolvem a falta de clareza na exibição dos preços dos combustíveis logo na entrada dos estabelecimentos, além de problemas relacionados à identificação das bandeiras comerciais (postos “bandeira branca”), como o fornecimento por distribuidoras diferentes das indicadas nas notas fiscais, ou ausência de informação nas bombas.

Como o consumidor pode se proteger

Diante desse cenário, o consumidor desempenha papel essencial na fiscalização cotidiana. Quem se sentir lesado ou identificar práticas irregulares pode registrar uma reclamação diretamente no site do Procon-SP: http://www.procon.sp.gov.br .

Caso identifique irregularidades ou se sentir prejudicado pode registrar reclamação diretamente no site do Procon-SP: http://www.procon.sp.gov.br .

O órgão atua tanto na mediação de conflitos individuais – como devolução de valores pagos ou ressarcimento por danos ao veículo – quanto na coibição de práticas abusivas que afetam o coletivo dos consumidores.

Para formalizar a denúncia, é necessário:

  • Realizar um cadastro no site do Procon-SP;
  • Apresentar cupom fiscal ou nota fiscal com CNPJ, nome e endereço do estabelecimento;
  • Informar, em casos de suspeita de combustível adulterado, qual bomba foi utilizada e o horário do abastecimento.

Se desejar, pode solicitar anonimato, e seus dados não serão compartilhados com o estabelecimento investigado. A comunicação de irregularidades pode gerar fiscalizações e sanções administrativas aos postos infratores.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Unidades Básicas de Saúde realizam atendimentos psiquiátricos e psicológicos na capital

Equipamentos recebem pessoas que procuram tratamento espontaneamente ou são encaminhadas por outros serviços Promover a saúde mental é o principal objetivo do Janeiro Branco, campanha...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.