No menu items!
17.5 C
São Paulo
terça-feira, 8 outubro, 2024

Fiocruz lança Programa de Certificação de Bancos de Leite Humano

Brasília é única cidade no mundo autossuficiente em leite humano

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) lançou internacionalmente o Programa de Certificação Fiocruz de Bancos de Leite Humano (PCFioBLH). Esta é uma ação estratégica da instituição, junto com o Ministério da Saúde e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE), que visa o fortalecimento das capacidades científica, produtiva, tecnológica, gerencial e de garantia da qualidade da Rede Global de Bancos de Leite Humano.

A iniciativa tem como objetivo não só atender demandas do Sistema Único de Saúde (SUS) como dos países cooperantes para a segurança alimentar e nutricional na atenção a recém-nascidos e lactentes. O lançamento marca também a implantação do programa em Cabo Verde, Guatemala e Paraguai.

“O programa de certificação de qualidade do banco de leite humano foi integralmente desenvolvido nos laboratórios da Fiocruz. Consolidamos três décadas e meia de pesquisa. O programa tem o objetivo de prover a rede de bancos de leite humano de cada um dos países participantes dessa iniciativa com um sistema formal de avaliação contínua da efetividade das ações desenvolvidas pelas unidades que as integram, assegurando a qualidade dos produtos e dos processos”, disse João Aprígio, pesquisador da Fiocruz envolvido com o assunto desde a década de 1980 no evento de lançamento.

A iniciativa prevê um sistema dinâmico de informação sobre oportunidades de melhoria. A garantia de acesso e de qualidade do leite humano são os pilares da segurança alimentar e nutricional, explicou João Aprígio, e, para isso, a certificação se torna decisiva, além de ser uma inovação nos serviços dos sistemas de saúde dos países colaboradores.

O projeto foi lançado no ano passado, trabalhando primeiro o Brasil, especialmente Brasília, única cidade no mundo autossuficiente em leite humano, e depois El Salvador, a título de prospecção e avaliação. Agora, começa a ser implementado em outros países em parceria com a ABC.

A implantação do programa em Cabo Verde, na Guatemala e no Paraguai reafirma o compromisso da cooperação técnica internacional brasileira na busca de alternativas que permitam reduzir as mortes de recém-nascidos e lactentes, assim como prevenir a ocorrência de doenças crônicas não transmissíveis, dando consecução ao que foi pactuado no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Com informações de Agência Brasil


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Riscos oferecidos pelo termômetro de mercúrio, que foi proibido pela Anvisa

Metal pode prejudicar saúde humana e do meio ambiente A...

Novo centro de lutas e atividades físicas é inaugurado na região

Espaço já está aberto a população e conta com...

Riscos oferecidos pelo termômetro de mercúrio, que foi proibido pela Anvisa

Metal pode prejudicar saúde humana e do meio ambiente A fabricação, importação, comercialização e o uso em serviços de saúde de termômetros e esfigmomanômetros (medidores...

Novo centro de lutas e atividades físicas é inaugurado na região

Espaço já está aberto a população e conta com aulas de judô, jiu-jitsu, boxe e danças Na última terça-feira (01), foi inaugurado um novo centro...

Outubro Rosa: estudo estima mais de 70 mil novos casos de câncer de mama no Brasil ainda este ano

Exames de rotina podem identificar o câncer em seu estágio inicial, aumentando as chances de cura O Outubro Rosa é uma campanha criada para conscientizar...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui