No menu items!
12.2 C
São Paulo
quarta-feira, 2 julho, 2025

Fevereiro Roxo e Laranja alertam para doenças de Lúpus, Fibromialgia, Alzheimer e Leucemia

O mês se destaca pela importância da conscientização, identificação precoce e promoção de ações sobre essas doenças

Fevereiro é o mês dedicado à conscientização e prevenção de diversas condições de saúde, incluindo leucemia, fibromialgia, Alzheimer e a doença de Lúpus. Por meio das campanhas Fevereiro Laranja e Fevereiro Roxo, esse período se destaca pela importância da conscientização, identificação precoce e promoção de ações sobre essas doenças, impactando milhões de pessoas no Brasil e no mundo.

Fevereiro Roxo – Fibromialgia

A fibromialgia, caracterizada por dor generalizada e sensibilidade em pontos específicos do corpo, afeta de 2% a 12% da população adulta no Brasil. A síndrome atinge 2,5% da população mundial, predominantemente mulheres entre 30 e 55 anos. Estima-se que 270 mil pessoas no Rio Grande do Sul sejam portadoras da fibromialgia. Apesar da falta de conhecimento sobre suas causas, a pesquisa e conscientização contínuas são fundamentais para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Tratamento:

O tratamento busca aliviar sintomas como dores disseminadas, fadiga e distúrbios do sono, com uma abordagem que considera a complexidade da síndrome.

Fevereiro Roxo – Alzheimer

A Doença de Alzheimer, neurodegenerativa e prevalente em idosos, é um desafio devido à sua origem genética ainda desconhecida. Seus sintomas incluem falta de memória, repetição de perguntas e dificuldade em realizar tarefas cotidianas. No Brasil, 6% dos idosos são afetados pela doença, e o diagnóstico é baseado em exames físicos, neurológicos e avaliação do estado mental.

Tratamento:

Embora não haja cura, medicamentos oferecem qualidade de vida ao retardar a progressão da doença e preservar funções intelectuais.

Fevereiro Roxo – Lúpus

O Lúpus afeta cerca de 65 mil pessoas no Brasil, conforme o Ministério da Saúde, sendo mais prevalente em mulheres. Com sintomas como lesões na pele, dor nas articulações e inflamações em órgãos internos, o diagnóstico é desafiador e depende de exames de sangue, urina e análise clínica.

Tratamento:

Apesar de não ter cura, o tratamento é individualizado, buscando controlar a atividade da doença e proporcionar qualidade de vida.

Fevereiro Laranja – Leucemia

Segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer, a leucemia vai afetar mais de 11 mil pessoas no Brasil entre 2023 e 2025. Com tratamentos como quimioterapia e transplante de células-tronco, o acompanhamento médico é crucial para determinar a abordagem mais adequada.

Tratamento:

Quimioterapia, radioterapia e transplante de células-tronco são opções, dependendo do tipo de leucemia e características do paciente. O acompanhamento visa o controle da doença e a melhoria da qualidade de vida.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

O perigo da cirurgia e mudança da cor dos olhos

Adolescentes ignoram riscos e invadem consultórios em busca da...

O perigo da cirurgia e mudança da cor dos olhos

Adolescentes ignoram riscos e invadem consultórios em busca da cirurgia  para imitar famosos Na última semana  adolescentes que seguem Maya Massafera começaram a invadir os ...

Baixas temperaturas, ventos e banhos mais quentes favorecem o ressecamento da pele, o que pode levar a sintomas como coceira, descamação e rachaduras

Especialista em Biomedicina Estética dá dicas para prevenir os males para a pele e os lábios durante a época fria O frio chegou com tudo...

A Chave para o Futuro: Como a Mentalidade de Crescimento Impulsiona a Aprendizagem Contínua

Por Ana Lopes e Gislaine Feitosa Em um mundo em constante transformação, a capacidade de aprender e se adaptar se tornou mais do que uma...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.