Evento contou com apresentações, comidas típicos e produtos artesanais
No segundo final de semana de julho, mais de 200 mil pessoas visitaram o 25º Festival do Japão, consolidando-o como o maior evento de cultura japonesa fora do país de origem. A edição deste ano foi realizada no São Paulo Expo, no Jabaquara, com o tema “Ikigai – Viver com Propósito”.
A cerimônia de abertura contou com a presença do prefeito Ricardo Nunes, do Embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, do Cônsul Geral do Japão em São Paulo, Toru Shimizu, do vereador Rodrigo Hayashi Goulart (PSD) e de outras autoridades ligadas à comunidade japonesa no Brasil. Em seu discurso, Nunes destacou a ligação entre o desenvolvimento de São Paulo e as contribuições da comunidade nipônica, que são visíveis em diversos setores da cidade.
Desde sua primeira edição em 1998, o Festival do Japão tem como objetivo o fortalecimento das relações comerciais e, principalmente, a preservação e divulgação da cultura japonesa e das suas 47 províncias no Brasil, representadas por meio de pratos típicos, produtos artesanais, personagens folclóricos, músicas e shows tradicionais que encantam o público.
Este ano, o festival ofereceu uma ampla área gastronômica, além de espaços dedicados aos empresários, palestras, promoção de serviços e negócios, apresentações artísticas, jogos, brincadeiras e muitas outras atrações.
O vereador Rodrigo Hayashi Goulart, que é neto de japoneses, auxiliou na organização do evento com a liberação de emendas parlamentares, por meio do mandato. Durante sua participação na abertura, Goulart enfatizou a importância das relações entre Brasil e Japão, ressaltando a necessidade de um acordo de livre comércio entre as duas nações para fortalecer ainda mais esses laços.
O 25º Festival do Japão não só celebrou a cultura nipônica, mas também destacou o espírito de comunidade e cooperação entre os povos, reafirmando São Paulo como um verdadeiro polo multicultural.
SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]