No menu items!
16.2 C
São Paulo
sábado, 12 julho, 2025

Férias com saúde: cuidados essenciais para evitar doenças comuns em crianças

Pediatra do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) orienta sobre principais problemas nas férias

Durante as férias, as crianças costumam ter mais acesso a atividades ao ar livre e podem ficam mais expostas a infecções. Doenças de pele, de cabelo, de unha, por ter mais contato com piscina, praia, areia e aquelas causadas por ambientes com aglomeração de pessoas são mais comuns neste período. Entre as mais comuns são: verme, virose, micose, otite, olho de peixe e bicho geográfico. A pediatra do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), Larissa Marques separou dicas e informações sobre como prevenir e tratar as enfermidades, caso elas ocorram durante o período de descanso das crianças.

Piolho

É uma infestação por pequenos insetos que vivem no couro cabeludo e causam coceira. Para o tratamento, é necessário fazer uso de shampoos específicos, pentes finos para remoção dos ovos e aplicação de produtos indicados por profissional de saúde. Mas, para evitar quadros de piolhos, os pais e responsáveis devem evitar que as crianças tenham contato direto com pessoas infestadas, além de não deixá-las compartilharem escovas de cabelo, roupas, bonés e toalhas. É fundamental manter o cabelo seco, já que a umidade favorece a proliferação.

Verminose

Infestação intestinal por vermes, que causa dor abdominal, diarreia e coceira anal. Em quadros da patologia, o médico deve ser consultado para o diagnóstico correto e receitar o uso de vermífugos. Mas, a prevenção ajuda e muito nestes casos. Para isso, é preciso lavar bem frutas, verduras e legumes, além de todos os alimentos crus. É importante consumir água potável de fontes confiáveis e evitar comer em locais com higiene duvidosa, além de sempre higienizar as mãos com frequência.

Otite

Infecção ou inflamação do ouvido médio, comum em crianças, que pode causar dor e febre. Muitas das otites são provocadas pela entrada de água do mar do cloro no ouvido. Para tratá-la, médicos receitam o uso de antibióticos ou outros medicamentos, conforme necessário. A prevenção é feita por meio de vacina (pneumocócica e influenza) e pelo cuidado ao expor as crianças em ambientes com fumaças ou mudanças bruscas de temperatura.

Virose

Infecção viral que pode causar sintomas como febre, coriza, dor de garganta e mal-estar. Para evitar esse problema, é preciso verificar se as águas estão próprias para banho, bem como avaliar a coloração da piscina e do mar. Além disso, fazer a higiene das mãos com álcool em gel ou água e sabão. Crianças afetadas com viroses devem repousar e ter acesso a hidratação correta para aliviar os sintomas. Em casos persistentes, avaliação médica é necessária.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected] 

- Patrocinado -

Últimas

Parques Estaduais Urbanos de São Paulo viram palco de aventura e conexão com a natureza nas férias de julho

De oficinas criativas a trilhas sensoriais e avistamento de fauna, a programação especial convida famílias a explorar a rica biodiversidade urbana As férias de julho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.