No menu items!
14.2 C
São Paulo
segunda-feira, 22 julho, 2024

Fazer uma reserva de músculos é importante para o envelhecimento saudável

Confira como ganhar massa muscular e os benefícios para a terceira idade como um todo


Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), publicado em 2021, indica que 40% dos brasileiros serão idosos em aproximadamente 80 anos. Em 2050, o país terá quase 70 milhões de pessoas acima dos 60 anos.

Assim como uma reserva financeira, é preciso estar fisicamente preparado: construindo uma “poupança” de músculos, fundamentais para os movimentos e tarefas do dia a dia.

De acordo com Bianca Vilela, mestre em fisiologia do exercício pela Unifesp, há três hábitos que devem ser preponderantes para uma boa reserva muscular e envelhecimento saudável:

  • Alimentação equilibrada: com baixo consumo de álcool e açúcar e foco na ingestão de proteínas;
  • Atividade física: três vezes na semana, pelo menos;
  • Sono reparador: de no mínimo 7 horas.

Como fazer uma reserva de músculos:

Segundo especialistas, é preciso investir em exercício físico resistido, de preferência a musculação, para ganhar massa muscular.

Exercício resistido é aquele que aumenta a força dos músculos com o levantamento de pesos ou o uso de faixas elásticas— mesmo em uma idade avançada ou com problemas físicos, desde que seja feito com acompanhamento de um profissional.

Com aumento progressivo de carga, a pessoa pode começar com algo mais leve, como a própria fisioterapia ou uma hidroginástica, preparando-se para voltar ao exercício em solo.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Os impactos das redes sociais na formação de crianças e adolescentes

Com alguns cuidados simples é possível fazer o uso equilibrado e responsável dessas tecnologias O uso excessivo de celular e redes sociais pode ter diversos...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui