No menu items!
14.3 C
São Paulo
terça-feira, 1 julho, 2025

Faixa Azul completa três anos e Prefeitura ativa mais 3 km de sinalização na Avenida das Nações Unidas

Número de óbitos de motociclistas nos trechos de vias com sinalização teve uma redução de 47,2% de 2023 para 2024

Na semana em que a Faixa Azul completa três anos e a cidade celebra 471 anos, a Prefeitura de São Paulo ativou na quarta-feira (22), mais 3 km de sinalização na Avenida das Nações Unidas. Dessa forma, a cidade alcança 215,2 km de Faixa Azul em 46 vias, proporcionando mais segurança aos motociclistas e harmonizando a convivência entre os modais.

“Vamos continuar ampliando as faixas pela cidade. A próxima será na Avenida do Estado, depois na Jacu-Pêssego/Nova Trabalhadores e, em seguida, a Avenida Roberto Marinho, que só depende do alinhamento com as obras do Metrô que estão acontecendo lá, para ampliarmos essas áreas que, comprovadamente, salvam muitas vidas”, destacou o prefeito Ricardo Nunes apontando que o número de óbitos de motociclistas nos trechos de vias com sinalização teve uma redução de 47,2% de 2023 para 2024.

Para dar prosseguimento no cumprimento do objetivo, a Prefeitura de São Paulo vai encaminhar à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) pedido de autorização para implantação de mais 40 km de Faixa Azul na capital paulista. O novo pedido de autorização se soma a outros 40 km já solicitados em julho de 2024.

“A gente vem defendendo junto ao Governo Federal a ampliação e, com os resultados positivos que a gente vem mostrando, a inclusão definitiva da Faixa Azul dentro das normativas de trânsito no Brasil”, contou o secretário executivo de Mobilidade e Trânsito, Gilmar Pereira Miranda.

A primeira Faixa Azul da cidade foi ativada em 25 de janeiro de 2022. Ela foi implantada na Avenida 23 de Maio, no sentido Aeroporto, entre a Praça da Bandeira e o Complexo Viário Jorge João Saad. O trecho inaugural tinha 5,5 km de extensão.

A Faixa Azul é baseada em dois princípios de segurança viária: Visão Zero e Sistemas Seguros. A Visão Zero é uma abordagem em que nenhuma morte no trânsito é aceitável – todas são evitáveis. Já o Sistema Seguro é uma forma de evitar que os erros dos motoristas e pilotos possam ocasionar ferimentos graves ou mortes.

O número de óbitos de motociclistas nos trechos de vias com Faixa Azul teve uma redução de 47,2% de 2023 para 2024, de acordo com dados do Infosiga, sistema estadual de monitoramento da letalidade no trânsito, divulgados na sexta-feira (17). O número absoluto caiu de 36 mortes em 2023 para 19 no ano passado.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Indústria criou mais de 910 mil empregos em quatro anos, aponta IBGE

Setor alimentício é o ramo industrial que mais contratou A...

Animais silvestres recebem cuidados especiais para enfrentar a frente fria em SP

Cetras-SP reforça ações de conforto térmico e alimentação para...

A Chave para o Futuro: Como a Mentalidade de Crescimento Impulsiona a Aprendizagem Contínua

Por Ana Lopes e Gislaine Feitosa Em um mundo em constante transformação, a capacidade de aprender e se adaptar se tornou mais do que uma...

Indústria criou mais de 910 mil empregos em quatro anos, aponta IBGE

Setor alimentício é o ramo industrial que mais contratou A indústria brasileira criou 910,9 mil vagas de emprego no acumulado de 2019 a 2023. Esse...

Animais silvestres recebem cuidados especiais para enfrentar a frente fria em SP

Cetras-SP reforça ações de conforto térmico e alimentação para proteger bichos resgatados do tráfico ou de situações de risco Com a chegada da onda de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.