No menu items!
15.7 C
São Paulo
terça-feira, 26 agosto, 2025

Estudo aponta estagnação no saneamento 5 anos após novo Marco Legal

Acesso a sistemas formais de água recuou 0,5 ponto percentual

Cinco anos após o Marco Legal do Saneamento Básico entrar em vigor, o país não apresentou uma evolução significativa nos indicadores de saneamento básico. No Brasil, ainda há aproximadamente 34 milhões de pessoas que não acessam sistemas formais de água, e mais de 90 milhões sem coleta e tratamento de esgotos.

Os dados são do estudo Avanços do Marco Legal do Saneamento Básico no Brasil de 2025, divulgado na terça-feira (19), pelo Instituto Trata Brasil, organização da sociedade civil de interesse público voltada para a produção de pesquisas sobre os avanços do saneamento básico no país.

Apesar de os dados não mostrarem avanços significativos no atendimento à população, o estudo diz que o período de cinco anos ainda é curto para medir as mudanças. São necessários projetos, licenciamentos e a realização de obras de infraestrutura, que são demoradas, “é provável que a melhoria nos indicadores ocorra no médio e no longo prazo”, diz o texto.

O estudo mostra até recuos na oferta de serviços, o que é o caso do atendimento de água, que passou de 83,6% da população, em 2019, para 83,1%, em 2023 ─ uma queda de 0,5 ponto percentual.

No mesmo período, o acesso aos serviços de coleta de esgoto aumentou de 53,2% para 55,2%, um acréscimo de 2 pontos percentuais. Já o tratamento de esgoto passou de 46,3% para 51,8%.

“Podemos notar uma pequena redução no índice de atendimento total de água e, embora o indicador de tratamento de esgoto tenha mostrado a melhor evolução, segue sendo o mais distante da meta de universalização”, diz o estudo, que utiliza dados do Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico (SINISA), do Ministério das Cidades.

Com informações de Agência Brasil


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Estado de SP registra 2º mês seguido de recuo nas mortes no trânsito

Julho tem redução de 8,2% no número de óbitos,...

A nova era do risco: como o setor de seguros vem se adaptando ao avanço dos eventos climáticos extremos

Por Eduard Folch Os eventos climáticos extremos deixaram de ser...

Estado de SP registra 2º mês seguido de recuo nas mortes no trânsito

Julho tem redução de 8,2% no número de óbitos, com destaque para a retração de 10% nas vítimas fatais envolvendo motos O estado de São...

A nova era do risco: como o setor de seguros vem se adaptando ao avanço dos eventos climáticos extremos

Por Eduard Folch Os eventos climáticos extremos deixaram de ser exceções sazonais para se tornarem ocorrências constantes e cada vez mais intensas. Segundo um relatório...

Moradores de São Paulo podem votar e escolher as ações do Orçamento Cidadão até dia 5 de setembro

Propostas já podem ser enviadas pela internet por meio do Participe+ A etapa de votação para o Orçamento Cidadão 2026 da Prefeitura de São Paulo...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.