Título trabalha a sustentabilidade por meio de uma metodologia investigativa com foco em ações transformadoras
Para ampliar as ações de formação e conscientização ambiental, a Prefeitura de São Paulo anunciou na segunda-feira (17) a distribuição de 56 mil exemplares do livro “Investigadores da Natureza e as descobertas da praia”, do cantor, compositor e ativista social Carlinhos Brown. O livro será distribuído para os estudantes e professores do 1º ano do ensino fundamental. O anúncio foi feito na EMEF Angelina Maffei Vita com a presença do prefeito Ricardo Nunes, do secretário municipal de Educação, Fernando Padula, e de Brown.
“A cidade de São Paulo tem um compromisso com o meio ambiente, por isso, nós lançamos o Currículo da Cidade. O livro tem uma qualidade pedagógica muito boa e ter o Carlinhos Brown como autor de um livro e aqui, conseguimos dar mais visibilidade para o tema. Carlinhos Brown é um grande exemplo para a gente.”, afirmou o prefeito Ricardo Nunes.
A obra trabalha o conceito de sustentabilidade considerando as dimensões sociais, ecológicas e econômicas e a partir de uma metodologia investigativa com foco em ações transformadoras. O livro está alinhado ao Currículo da Cidade e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU, que a Prefeitura de São Paulo trabalha de forma transversal, por meio de várias ações e envolvimento das secretarias.
Brown explicou que o trabalho durou 5 anos, após o prefeito Bruno Covas conhecer seu projeto na Bahia e convidá-lo a desenvolver algo na capital paulista, e contou com muita pesquisa e acompanhamento dos técnicos. “São Paulo é uma liderança enorme para o Brasil e para o mundo. Não tem lugar melhor para que esse grito venha surgir como um respeito e um cuidado que a gente tenha que ter a cada dia. A natureza não está pedindo muito não. Ela tem nos aturado, mas ela não atura mais”, disse o cantor.
Também presente à ação, o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ravena, falou da importância do projeto. “Trazer uma figura simbólica como o Carlinhos Brown para incentivar a educação ambiental é essencial. Sem educação ambiental, a gente não cuida da cidade.”
SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]