No menu items!
27.9 C
São Paulo
quarta-feira, 5 novembro, 2025

Estresse e sedentarismo podem desencadear a asma em adultos

Embora seja mais comum em crianças, a doença também pode aparecer mais tarde

Muitas pessoas associam a asma à infância e acreditam que apenas as crianças desenvolvem a doença. No entanto, essa enfermidade pode aparecer na vida adulta. “Alterações que se perpetuam desde a infância ou mesmo outras que se originam de causa desconhecida podem provocar o aparecimento da asma tardiamente”, explica o otorrinolaringologista do Hospital CEMA, Cícero Matsuyama. Ele ressalta que pessoas que apresentam processos alérgicos intensos podem adquirir a asma com o passar dos anos.

Estima-se que, atualmente, existam cerca de 20 milhões de asmáticos no Brasil, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. Além dos quadros alérgicos – que podem agravar e provocar o aparecimento da asma – existem outros fatores de risco: o tabagismo, a exposição à poluição, o sedentarismo, obesidade e algumas doenças crônicas são alguns deles. O estresse também pode desencadear a enfermidade, já que modifica a fisiologia do organismo e prejudica a imunidade e o padrão respiratório.

Vale lembrar que muitas pessoas confundem a asma e a bronquite. O especialista do CEMA explica a diferença: “A asma ocorre quando há uma reação dos brônquios frente a um estímulo externo, o que provoca a contração da musculatura encontrada neste órgão. Já a bronquite é um processo inflamatório que acomete os brônquios, e que pode ter inúmeros agentes desencadeantes, como vírus, bactérias, fungos e substâncias presentes no ar”, diz.

A asma em adultos pode provocar, inicialmente, chiado e sensação de aperto no peito, falta de ar e tosse. O otorrinolaringologista do Hospital CEMA detalha que o tratamento para a doença, guardada as devidas proporções, é semelhante ao oferecido às crianças. “O principal é identificar os fatores desencadeantes, fazer uma higienização ambiental e prescrever medicações orais e inalatórias, se necessário”, esclarece.

O acompanhamento médico é essencial para avaliação de um especialista que irá indicar o melhor tratamento e cuidados para se evitar as crises. Caso tenha sintomas como tosse seca, chiado no peito, dificuldade para respirar, respiração rápida e curta, desconforto torácico ou ansiedade, procure atendimento médico.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Prefeitura de São Paulo inicia obras de espaços exclusivos para motoboys e entregadores

Primeira unidade, entre as avenidas Paulista e Doutor Arnaldo,...

Prefeito Ricardo Nunes recebe título da OMS e lança o programa Vitalidade + São Paulo

Título de cidade amiga das pessoas idosas celebra políticas...

Saiba porque é um risco fazer piadas sobre bombas em aeroportos

Categoria diz que protocolos são acionados mesmo sem intenção...

Prefeitura de São Paulo inicia obras de espaços exclusivos para motoboys e entregadores

Primeira unidade, entre as avenidas Paulista e Doutor Arnaldo, contará com estrutura moderna e deve ser inaugurada até dezembro A Prefeitura de São Paulo deu...

Prefeito Ricardo Nunes recebe título da OMS e lança o programa Vitalidade + São Paulo

Título de cidade amiga das pessoas idosas celebra políticas públicas para essa população O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, recebeu na segunda-feira (27) o...

Saiba porque é um risco fazer piadas sobre bombas em aeroportos

Categoria diz que protocolos são acionados mesmo sem intenção de dano Falas sobre existência de bomba em meio às bagagens em um aeroporto podem ser...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.