A estátua já existia há cerca de um ano, mas foi destruída pela Sabesp, que financiou a reconstrução da estátua em um dos pontos do Polo de Ecoturismo na Zona Sul. O Projeto SocioAmbiental @ProjetoLimpezaNaRepresa inaugura a estátua de Jesus Cristo no próximo sábado (19)
Por: @ProjetoLimpezaNaRepresa
Uma estátua de Jesus Cristo, como o Cristo Redentor do Rio de Janeiro, volta a abraçar às águas do manancial da Zona Sul, a Represa Guarapiranga.
A estátua já existia há cerca de um ano, numa pequena ilha chamada Ilha do Cristo, situada na região do terceiro lago, próximo à Parelheiros. A mesma foi destruída pela empresa que administra a Represa, que é a Sabesp, de forma totalmente equivocada, causando desgosto e decepção aos moradores da região que cuidam e preservam aquela área.
Depois de protestos e negociações liderados pelos irmãos Andrade, Augusto Bat e Auro, membros fundadores do Projeto SocioAmbiental @ProjetoLimpezaNaRepresa, tendo o engajamento do vereador Rodrigo Goulart na causa, a Sabesp se redimiu do erro e financiou a reconstrução da estátua que é um dos pontos do Polo de Ecoturismo que envolve a Represa e que graças a esse grupo de defensores do manancial, vem protegendo e desenvolvendo um trabalho de educação ambiental, preservação e desenvolvimento do ecoturismo, trazendo visibilidade e avanço social e econômico para o entorno da represa.
Fortalecendo o Ecoturismo na Zona Sul, o @ProjetoLimpezaNaRepresa já conseguiu melhorias com um ano de ações:
- mutirões de limpeza voluntária
- plantio de mais de 100 árvores nativas e frutíferas
- trabalho anti-erosão na Ilha do Cristo e Ilha dos Represeiros
- retirada de mais de 20 toneladas de lixo das margens e ilhas do manancial
No próximo sábado (19), às 11h, será realizada a benção da Estátua do Cristo por um Padre da Igreja de Santo Amaro. Uma carreata de embarcações irá circundar a pequena ilha e todos assistirão, cada um em sua embarcação, a benção e inauguração do Cristo Redentor da Ilha.
“Que mais atrativos de lazer e cultura se agreguem a esse e tornem nossa Represa Guarapiranga um lugar mais turístico e de lazer consciente. Que o Cristo abençoe nossas águas!”, pede o @ProjetoLimpezaNaRepresa.
SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]
FOTOS: @ProjetoLimpezaNaRepresa
Nossa! Eles estão bem equivocados qto o tempo dessa estátua. Ela existe desde da década de 90 e foi um excêntrico rico carioca que veio morar na região do Rivieira que colocou ela lá pois tinha saudades do Cristo Redentor do RJ. Ele preservava a região sempre bem podada, mas depois que ele retornou para o RJ o lugar ficou abandonado e a vegetação tomou conta fazendo com que a estátua perdesse a visualização e descuido total pela SABESP. Sei dessa história quando participei de um projeto da própria Sabesp às margens da represa onde fazíamos um passeio de velejo e enquanto passeávamos o instrutor contava a história de como surgiu a represa e tb das curiosidades sobre ela. E essa história é uma dessas curiosidades. Seria bem legal vcs se informarem direito antes de passar as notícias.