No menu items!
33.2 C
São Paulo
sábado, 27 dezembro, 2025

Epidemia da desinformação: a face digital que ameaça o tratamento do câncer

Especialistas em oncologia explicam os riscos de informações na internet

Enquanto a medicina avança em um cenário crescente de incidência de câncer, doença que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) responde por 22 milhões de novos diagnósticos globais anualmente, uma ameaça silenciosa cresce nas telas: a desinformação online. Promessas de curas milagrosas e tratamentos sem base científica circulam livremente nas redes sociais, colocando em risco a adesão de pacientes a terapias comprovadas e potencialmente salvadoras. No mês de combate ao Câncer, especialistas alertam: a batalha contra a doença agora também é digital.

”Entre receitas milagrosas, tratamentos alternativos sem endosso científico e conselhos de celebridades, pacientes com câncer são bombardeados com informações potencialmente perigosas que podem comprometer seus tratamentos ou até mesmo levá-los a abandonar terapias comprovadamente eficazes”, explica Carlos Gil Ferreira, diretor médico da Oncoclínicas&Co e presidente do Instituto Oncoclínicas.

Para ajudar pacientes e familiares a navegarem por este cenário desafiador, Carlos Gil Ferreira e Cristiane Bergerot recomendam:

Verificar sempre a fonte: Informações sobre tratamentos devem vir de instituições médicas reconhecidas ou estudos publicados em periódicos científicos respeitados.

Comunicar tudo ao médico: Qualquer suplemento, dieta especial ou terapia complementar deve ser discutida com a equipe médica.

Desconfiar de “curas milagrosas”: Se algo parece bom demais para ser verdade, provavelmente é.

Buscar grupos de apoio certificados: Organizações como a Associação Brasileira de Apoio a Pacientes com Câncer e o Instituto Oncoguia oferecem suporte emocional baseado em informações confiáveis.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected] 

- Patrocinado -

Últimas

Tecnologia de monitoramento pode ajudar a evitar perdas de água tratada

Levantamento nacional aponta bilhões de metros cúbicos perdidos ao...

Centro Olímpico é novo atrativo do Vai de Roteiro

Visitas guiadas gratuitas apresentam ao público a estrutura esportiva...

Brasil dobra consumo de ultraprocessados em 40 anos

Uma coletânea de artigos publicada na revista científica The...

Tecnologia de monitoramento pode ajudar a evitar perdas de água tratada

Levantamento nacional aponta bilhões de metros cúbicos perdidos ao ano O Brasil desperdiça, todos os dias, um volume de água tratada equivalente a 6.346 piscinas...

Centro Olímpico é novo atrativo do Vai de Roteiro

Visitas guiadas gratuitas apresentam ao público a estrutura esportiva e a formação de atletas de alto rendimento na capital paulista A Prefeitura de São Paulo...

Brasil dobra consumo de ultraprocessados em 40 anos

Uma coletânea de artigos publicada na revista científica The Lancet aponta um crescimento expressivo no consumo de alimentos ultraprocessados em diversas regiões do mundo....

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.