No menu items!
19.1 C
São Paulo
quinta-feira, 24 abril, 2025

Epidemia da desinformação: a face digital que ameaça o tratamento do câncer

Especialistas em oncologia explicam os riscos de informações na internet

Enquanto a medicina avança em um cenário crescente de incidência de câncer, doença que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) responde por 22 milhões de novos diagnósticos globais anualmente, uma ameaça silenciosa cresce nas telas: a desinformação online. Promessas de curas milagrosas e tratamentos sem base científica circulam livremente nas redes sociais, colocando em risco a adesão de pacientes a terapias comprovadas e potencialmente salvadoras. No mês de combate ao Câncer, especialistas alertam: a batalha contra a doença agora também é digital.

”Entre receitas milagrosas, tratamentos alternativos sem endosso científico e conselhos de celebridades, pacientes com câncer são bombardeados com informações potencialmente perigosas que podem comprometer seus tratamentos ou até mesmo levá-los a abandonar terapias comprovadamente eficazes”, explica Carlos Gil Ferreira, diretor médico da Oncoclínicas&Co e presidente do Instituto Oncoclínicas.

Para ajudar pacientes e familiares a navegarem por este cenário desafiador, Carlos Gil Ferreira e Cristiane Bergerot recomendam:

Verificar sempre a fonte: Informações sobre tratamentos devem vir de instituições médicas reconhecidas ou estudos publicados em periódicos científicos respeitados.

Comunicar tudo ao médico: Qualquer suplemento, dieta especial ou terapia complementar deve ser discutida com a equipe médica.

Desconfiar de “curas milagrosas”: Se algo parece bom demais para ser verdade, provavelmente é.

Buscar grupos de apoio certificados: Organizações como a Associação Brasileira de Apoio a Pacientes com Câncer e o Instituto Oncoguia oferecem suporte emocional baseado em informações confiáveis.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected] 

- Patrocinado -

Últimas

Saúde da capital lança Declaração de Vacinação Atualizada (DVA) 2025

A DVA é um documento que comprova a vacinação e deve ser entregue às escolas A Declaração de Vacinação Atualizada (DVA), para o ano de...

Prefeitura lança edital para impulsionar projeto de resiliência climática nas periferias em cooperação com C40

Objetivo é selecionar organizações para formar agentes ambientais e fortalecer o protagonismo comunitário frente às mudanças climáticas A Prefeitura de São Paulo lançou o Edital...

Anvisa aprova vacina contra chikungunya do Instituto Butantan e Valneva para aplicação no Brasil

Aplicação está autorizada na população acima de 18 anos A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, na segunda-feira (14), o pedido para registro definitivo...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.