No menu items!
25.1 C
São Paulo
domingo, 5 maio, 2024

Entenda os perigos à população masculina das doenças cardiovasculares

Hábitos pouco saudáveis, tabagismo e o abuso do uso de álcool potencializam os problemas no coração entre este público


O mês de novembro é realizado a campanha Novembro Azul, que visa alertar especialmente para a prevenção do câncer de próstata. Entretanto, durante todo o ano a Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Área Técnica de Saúde do Homem, informa e previne a população masculina sobre outras doenças tão graves quanto os tumores, entre elas as cardiovasculares.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares (DCV) são as principais razões de óbitos no mundo. No Brasil, respondem por 30% das mortes, principalmente entre os homens. Estas doenças consistem em disfunções – congênitas ou provocadas – no coração e nos vasos sanguíneos. Entre as DCV mais comuns estão: cardiopatia congênita; arritmia cardíaca (alterações nos batimentos cardíacos); insuficiência cardíaca; pressão alta; ataque cardíaco (infarto); aneurisma de aorta abdominal; miocardite; angina.

Existem fatores genéticos que contribuem para o surgimento destas doenças, mas um dos que mais afeta a saúde do coração é a manutenção de hábitos de vida pouco saudáveis. Em geral, homens que mantêm uma dieta inadequada, negligenciam a prática de atividades físicas, são tabagistas e fazem consumo exagerado de álcool têm uma tendência maior a desenvolver as DCV.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

ARTIGO | A execução penal e a saída temporária no Brasil

A aplicação das penas restritivas de liberdade tem como finalidade primeira constituir castigo legal ao condenado para que ele se compenetre do erro que...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui