No menu items!
17.2 C
São Paulo
sábado, 30 agosto, 2025

Entenda como evitar e tratar as dores de garganta durante o inverno

As infecções podem ser virais ou bacterianas, mas seus sintomas podem ser muito semelhantes

Com a chegada dos dias mais frios, muitas pessoas se queixam de dores na garganta que podem ser muito incômodas. Mas quais são as causas dessas dores e o que fazer para evitá-las? O médico otorrinolaringologista do Hospital Edmundo Vasconcelos, Ronaldo Américo responde algumas dessas dúvidas.

O especialista explica que as dores de garganta são processos inflamatórios ocasionados em aproximadamente 80% por infecções virais. Por serem transmitidas através do ar, o período de inverno acaba favorecendo a disseminação dessas infecções.

O médico afirma que a dor pode ser de intensidade variável e estar associada a outros sintomas como dor muscular, perda ou diminuição da força física, febre, obstrução nasal, coriza, dor de ouvido e irritação ocular. A presença de pus nas amígdalas pode indicar uma infecção bacteriana, mas também pode ocorrer em infecções virais.

As principais recomendações são dietas mais leves, incremento na hidratação, repouso, além de evitar alimentos muito gelados durante este período. Chás quentes também podem contribuir para amenizar o desconforto. “O uso de anti-inflamatórios e analgésicos ajuda a diminuir a intensidade dos sintomas. Mas, caso o diagnóstico seja de uma provável infecção bacteriana, o uso de um antibiótico será requerido”, detalha.

Foto: Freepik


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Como a tecnologia transformou o atendimento às mulheres vítimas de violência em São Paulo

De filas intermináveis e acolhimento precário a rede de atenção com aplicativo, tornozeleiras e salas online “Alô. Aqui é da Polícia Militar. Sua tornozeleira eletrônica...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.