No menu items!
21.1 C
São Paulo
domingo, 2 novembro, 2025

Entenda como consultar dívidas municipais e as condições para quitar

Parcelamento de débitos atrasados podem ser feitos em até 60 vezes


Você sabe se tem algum débito municipal, como IPTU e multas, por exemplo? Atrasos no pagamento podem acarretar inscrição na dívida ativa do município e a cobrança ficar a cargo da Procuradoria Geral do Município (PGM) por meios judiciais – processo de execução fiscal – ou extrajudiciais, como protesto.

As consequências da inadimplência são restrição de crédito e impedimento de acesso a benefícios oferecidos pela Prefeitura de São Paulo, explicou a diretora do Departamento Fiscal da PGM, Priscilla Widmann.

No caso de protesto, a dívida ainda será informada a plataformas como Serasa e SPC, o que pode dificultar a contratação de empréstimo e limitação de crédito.

Já na cobrança judicial, bens podem ser penhorados e alienados para pagamento do débito, por exemplo, e a pessoa pode perder o imóvel, complementou a diretora.

A Prefeitura de São Paulo tem o Portal da Dívida Ativa. Nele, o usuário pode consultar se tem dívida ativa a partir de dados pessoais, como número do contribuinte e o CPF/CNPJ. Também é possível fazer o pagamento em até 60 vezes.

Na página, o contribuinte ainda pode emitir o boleto mensal, a certidão de débitos e verificar quais deles estão em protesto – ato formal que prova a inadimplência e descumprimentos de obrigação originada em títulos e outros documentos de dívida, conforme a lei nº 9.492, de 1997.

Além disso, é possível comunicar dívida de imóvel adquirido em leilão, contestar ou solicitar baixa de débito, protocolar decisão judicial, entre outros. Para tirar dúvidas, o contribuinte pode acessar o portal de atendimento SP156.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

São Paulo será primeira capital a ter Academia de Ensino Superior com foco na segurança

Proposta da Prefeitura foi aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal A Câmara Municipal aprovou por unanimidade na quarta-feira (22) o projeto de lei enviado pelo...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.