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segunda-feira, 6 maio, 2024

Ensino da cultura dos povos indígenas: uma dimensão valiosa para a escola

A cultura indígena possui importância fundamental na construção da identidade nacional brasileira

No 19 de abril foi celebrado o Dia dos Povos Indígenas, a data tem como propósito manter viva as histórias e as culturas dos 1.693.535 mil indígenas que existem no Brasil, de acordo com o Censo de 2023, reafirmando a diversidade dos mais de 300 povos que vivem no país, combatendo preconceitos contra os indígenas e estabelecendo políticas públicas que garantam os direitos dos povos originários.

A Lei nº 11.645, de 10 março de 2008 sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva estabelece a inclusão obrigatória no currículo das escolas públicas e particulares de nível fundamental e médio, o ensino de história e cultura indígena brasileira.

A Base Nacional Comum Curricular reconhece a necessidade de um conhecimento mais aprofundado sobre as culturas indígenas, suas peculiaridades, histórias, temporalidades, cosmologias e interrelações com outros povos. Há muitas possibilidade de se levar a cultura dos povos indígenas para dentro da sala de aula, entre elas:

• Apresentar aos alunos livros sobre a cultura indígena
• Mostrar vídeos sobre a cultura indígena, eles podem ajudar os alunos a aprender sobre a vida dos povos indígenas e suas crenças.
• Se possível, promover visitação em aldeia indígena. Isso dará aos alunos a oportunidade de vivenciar a cultura indígena.
• Convidar membros de uma comunidade indígena para falar na escola.
• Criar projetos sobre a cultura indígena. Isso pode incluir escrever um ensaio, fazer um cartaz, fazer uma apresentação ou até mesmo criar uma obra de arte.

Os ganhos pedagógicos dessa metodologia tem tudo para modificar os conceitos até então enraizados sobre os povos indígenas.

Conhecer o processo de construção de uma nação é uma dimensão valiosa para a escola, no sentido de oferecer oportunidade ao aluno de olhar o passado, bem como o presente, em busca de conhecimento e discernimento sobre a história do país.

Se a criança aprende desde cedo sobre a real contribuição desta nação para a sua cultura, possivelmente sua visão tende a não ser preconceituosa, uma vez que reconhece o valor dessa população para o Brasil.


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