80% das fraudes identificadas nas operações foram em estabelecimentos comerciais
A Enel Distribuição São Paulo registrou, no primeiro trimestre do ano, 118 operações com apoio policial em casos de furtos de energia, popularmente conhecido como “gato”. As operações planejadas pela distribuidora foram executadas com o apoio da Polícia Civil e resultaram em 107 prisões.
Além de ser crime, o furto de energia afeta diretamente a qualidade do serviço prestado pela distribuidora e põe em risco a população, principalmente as pessoas que manipulam a rede elétrica. As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecargas na rede elétrica, ocasionando interrupção no fornecimento de energia.
Como identificar e denunciar um gato de energia
A população também pode ajudar no combate às ligações clandestinas, denunciando situações suspeitas. Confira algumas dicas:
- As ligações regulares precisam passar por um medidor de energia. Se tiver uma conexão direto da rede elétrica para uma residência, comércio ou indústria, pode ser uma ligação clandestina;
- Fios sustentados por madeiras, bambus e outras estruturas improvisadas, também podem sinalizar gato;
- Quando um estabelecimento comercial vende mercadorias por preços baixíssimos, desconfie, pois o local pode estar praticando uma fraude na energia;
- Presença de pessoas que acessam e manuseiam a rede elétrica do bairro, sem nenhum tipo de identificação ou equipamento de proteção, pode representar uma situação irregular.
No site da Enel São Paulo tem uma área exclusiva para denúncias de fraude, basta acessar o site da empresa ou pelo aplicativo Enel SP, não é necessário se identificar.
SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]