No menu items!
23.2 C
São Paulo
sexta-feira, 14 fevereiro, 2025

Empresas podem economizar até 40% na conta de energia com o mercado livre

Modelo de contratação energética permite maior previsibilidade, redução de custos e escolha de fornecedores.

O mercado livre de energia tem se tornado uma alternativa cada vez mais popular no Brasil, permitindo que empresas e consumidores escolham de quem comprar sua energia elétrica. Ao contrário do mercado regulado, em que as tarifas são definidas pela distribuidora local, o ambiente de contratação livre possibilita a negociação direta entre consumidores e geradores ou comercializadoras de energia, o que pode resultar em economias significativas.

De acordo com Uberto Sprung Neto, CEO da Spirit Energia, empresa que atua na assessoria de contratos para esse mercado, as instituições que optam pelo ambiente de contratação livre de energia, podem ter uma economia de 30 a 40% na tarifa de energia. “Este modelo oferece uma oportunidade real de economia para as empresas. Com uma estratégia bem estruturada, é possível reduzir os custos com eletricidade entre 30 e 40%, gerando um impacto significativo na competitividade e na gestão financeira dos negócios”, explica o CEO.

Um dos motivos que explica essa economia é a concorrência entre os fornecedores de energia, que promovem preços mais competitivos. Além disso, os consumidores têm a possibilidade de optar por fontes de energia renováveis, o que também contribui para a sustentabilidade ambiental.

Pequenas e médias empresas podem entrar no mercado livre de energia

Em janeiro de 2024 o mercado livre de energia no Brasil passou a atender pequenas e médias empresas. Negócios como shoppings, hospitais, restaurantes e postos, por exemplo, podem se beneficiar dessa modalidade, antes válida apenas para empresas que consumiam pelo menos 500 kW por mês.

“Para este grupo que passou a ser atendido em 2024, o mercado livre de energia é uma oportunidade de aumentar a competitividade. A economia na conta de energia pode ser reinvestida em outras áreas da empresa,” detalha Sprung.

Além disso, a ampliação do mercado livre permite maior autonomia aos consumidores. As empresas podem escolher seus fornecedores com base no preço, origem da energia e até mesmo na reputação do provedor.

“Ao migrar para o mercado livre, essas empresas também ganham maior previsibilidade nos custos energéticos, uma vez que é possível negociar contratos com distribuidoras a preços fixos. Isso possibilita que os empresários possam trabalhar por uma melhor gestão do orçamento, fazendo projeções financeiras mais precisas e evitando os impactos de oscilações tarifárias frequentes no mercado regulado,” afirma Uberto.


 SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Merenda escolar poderá ter no máximo 15% de alimentos ultraprocessados

Prioridade será para produção local e diversidade da alimentação O...

Cai o número de endividados no país, aponta entidade do comércio

Avaliação é de que dívidas pesarão mais na renda...

São Paulo mais acessível: projetos de mobilidade urbana vão encurtar caminhos na maior cidade da América Latina

Expansão da malha viária abrange metrô, trens e monotrilho na região metropolitana da capital paulista O Governo de São Paulo tem ao menos doze projetos...

Merenda escolar poderá ter no máximo 15% de alimentos ultraprocessados

Prioridade será para produção local e diversidade da alimentação O governo federal vai reduzir de 20% para 15% o limite de alimentos processados e ultraprocessados...

Cai o número de endividados no país, aponta entidade do comércio

Avaliação é de que dívidas pesarão mais na renda das famílias em 2025 Pelo segundo mês consecutivo, o percentual de famílias endividadas caiu no país,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui