No menu items!
20 C
São Paulo
sexta-feira, 29 março, 2024

Em meio à COP26, SEPESQI se propõe a discutir alternativas para conservação do planeta

Estácio, Wyden e Damásio se reúnem virtualmente para discutir a Pluralidade da ciência, tecnologia e inovação na conservação do planeta 


Acontece nos dias 03 e 04 de novembro, das 8h às 22h20, o II SEPESQI – Seminário de Extensão, Pesquisa e Internacionalização. O evento tem, além de repetir o feito de 2020, ano em que reuniu mais de 48 mil participantes virtualmente e mais de 1.200 trabalhos científicos, a missão de acrescentar – de forma quantitativa e qualitativa – o debate de oportunidades e experiências no ambiente da internacionalização.   

Para além do tripé fundamental do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, o evento, gratuito e aberto ao público, se propõe a ser um novo e grande fórum de discussão integrativo. O grande papel da universidade, neste momento, sem dúvida, perpassa por refletir e apresentar alternativas, provocações e certamente um novo olhar sobre o que sabemos fazer muito bem: Educar Para Transformar, nacional e internacionalmente.  

Diante deste contexto desafiador, o tema escolhido para nortear as discussões do II SEPESQI foi “A Pluralidade da Ciência, Tecnologia e Inovação na Conservação do Planeta”, pilares que permitem revisar todas as situações as quais fomos abruptamente submetidos por conta da pandemia, mas que serão produtivamente analisadas, de forma oxigenada, por pesquisadores, professores, alunos e gestores de 25 campi, pertencentes às instituições de ensino superior da Damásio, Estácio e Wyden.   

Em São Paulo, paralelamente ao SEPESQI, acontece a 13ª edição do SIMESP – Seminário de Pesquisa e Extensão da Estácio São Paulo. Neste ano o objetivo do evento é proporcionar à comunidade acadêmica um espaço para a apresentação e discussão de trabalhos científicos, nacionais e internacionais, das diversas áreas de conhecimento, tendo como tema central “A Educação no pós-pandemia”. O evento online do Centro Universitário Estácio São Paulo envolve as unidades Carapicuíba, Conceição, Interlagos, Santo Amaro e Santo André e será transmitido pelas redes sociais e canais de ensino remoto disponibilizadas pela universidade.  

Segundo Thais de Abreu Lacerda – coordenadora geral do SEPESQI, em 2020, mesmo diante de um cenário de incertezas criado pela pandemia, a equipe responsável pela gestão acadêmica das instituições vislumbrou uma grande oportunidade na migração das atividades presenciais para as virtuais e não hesitou em realizar o evento virtualmente. “Em 2021 estamos empenhados em promover novamente um grande fórum de discussão focado na pesquisa e extensão envolvendo 25 campi para juntos construirmos um espaço dialógico de crescimento acadêmico”, diz Lacerda.    

Dentre os convidados especiais em 2021 estão o prof. Dr. Adi Balbinot Junior – coordenador-geral de Assuntos Internacionais da Educação Superior da Diretoria de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior da Secretaria de Educação Superior do MEC; profa. Dra. Miriam Pillar Grossi – coordenadora do Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades e presidente da Comissão de Equidade da UFSC; Anderson Rangel – diretor de operações da Regional Centro Sul da Estácio; Flavio Murilo Gouvêa – diretor de ensino da Estácio; e Caroline Lanzieri – cientista-cidadã da NASA, pesquisadora espacial e astrônoma.    

Interessados devem se inscrever como ouvintes. A programação geral está disponível no site do SEPESQI (https://sepesqi.com/). As instruções de acesso serão fornecidas pela organização próximo ao início do evento.    

Serviço    

Evento: SEPESQI – Seminário de Extensão Pesquisa e Internacionalização  

Data: 03 e 04 de novembro     

Horário: Das 8h às 22h20    

Inscrições SEPESQI: https://sepesqi.com/inscricoes/   

Inscrições SIMESP: https://www.sympla.com.br/xiii-seminario-de-pesquisa-e-extensao—estacio-sao-paulo__1393338 


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Centro de Referência Casa da Mulher Capão Redondo tem endereço novo

Equipamento da Prefeitura atende mulheres vítimas de violência na zona Sul há oito anos O Centro de Referência Casa da Mulher (CRCM) Maria de Lurdes...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui