No menu items!
22 C
São Paulo
domingo, 7 dezembro, 2025

Educação alimentar é chave para promover hábitos saudáveis

Nutricionista reforça a importância da conscientização sobre escolhas equilibradas em diferentes refeições

A alimentação saudável é essencial para o corpo e bom funcionamento do organismo. Para a nutricionista da Água Doce Sabores do Brasil, Claudia Mulero, a educação alimentar é uma das ferramentas mais eficazes para incentivar escolhas conscientes e equilibradas no dia a dia.

“A alimentação vai muito além do ato de se nutrir. Ela envolve cultura, memória afetiva e bem-estar. Quando as pessoas entendem o impacto dos alimentos no corpo e na qualidade de vida, passam a fazer escolhas mais assertivas e sustentáveis”, afirma Claudia. Ainda segundo a nutricionista, a educação alimentar não se resume a ensinar o que comer, mas sim a estimular o senso crítico e a autonomia das pessoas diante das diversas opções disponíveis. “Vivemos um momento em que a praticidade muitas vezes prevalece sobre a qualidade nutricional. Por isso, é essencial promover conhecimento para que o público saiba equilibrar sabor, conveniência e saúde”, explica.

De acordo com a pesquisa “Alimentação hoje: a visão do consumidor”, realizada em agosto deste ano pela GALUNION, produtos frescos com 78%, produtos para melhorar a disposição e energia com 68% e produtos para gerar bem-estar mental e relaxamento com 63% foram as TOP 3 opções escolhidas como itens relacionados à tendência de produtos com apelos de saudabilidade que os respondentes consomem ou pretendem consumir nos próximos 12 meses. Isso mostra o quanto os consumidores buscam por alternativas para se manterem saudáveis.

Além de contribuir para o bem-estar, a educação alimentar é uma importante aliada na prevenção de doenças crônicas, como obesidade, diabetes e hipertensão.

Dicas para promover a educação alimentar no dia a dia

Monte pratos coloridos e variados: inclua alimentos de diferentes grupos, como cereais, proteínas, legumes, verduras e frutas.

Dê preferência a alimentos in natura e minimamente processados.

Reduza o consumo de ultraprocessados: produtos prontos, com excesso de sódio, gorduras e açúcares, devem ser consumidos com moderação.

Respeite os sinais de fome e saciedade.

Mantenha horários regulares para as refeições: estabelecer uma rotina alimentar.

Evite distrações durante as refeições: desligar telas e se concentrar na comida permite uma experiência mais prazerosa e consciente.

Valorize o momento da refeição: comer em companhia e apreciar os sabores fortalece o vínculo com a comida e com quem está ao redor.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Cérebros de pessoas com ansiedade ou depressão têm variação na resposta ao medo

Estudo também demonstrou que diferenças como idade e sexo têm pouca associação com distinções apresentadas no condicionamento Fundamental para a sobrevivência, a resposta ao medo...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.