No menu items!
11.7 C
São Paulo
quarta-feira, 2 julho, 2025

Doença Inflamatória Intestinal: médica fala sobre principais sintomas e tratamentos

Biossimilares são fundamentais para ampliação do acesso a tratamentos de qualidade

O Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal (DII), celebrado em 19 de maio, marca a luta de pessoas de todo o mundo contra a doença de Crohn e a colite ulcerativa, que se manifestam por meio de uma variedade de sinais e sintomas, predominantemente no intestino grosso, parte vital do sistema digestivo responsável pela extração de nutrientes e água dos alimentos. De acordo com a diretora associada de assuntos médicos da Organon, Dra. Nanci Utida, os sintomas podem incluir dor abdominal intensa, diarreia, sangue nas fezes e perda de peso.

A DII é uma doença complexa que surge como resultado da interação de fatores ambientais e genéticos que levam a respostas imunológicas e inflamação no intestino. São doenças autoimunes, em que o próprio sistema imunológico do indivíduo ataca elementos do sistema digestivo.  Os principais tipos de DII são a doença de Crohn (DC) e a colite ulcerativa.

O tratamento deve ser individualizado para cada paciente. Dependendo do nível de gravidade, a DII pode exigir o uso de medicamentos para diminuir a atividade do sistema imunológico para controlar os sintomas, com medicamentos chamados biológicos, como por exemplo a da classe dos inibidores de TNF.

Entretanto, apesar dos avanços no tratamento, os desafios persistem. “Muitos pacientes e profissionais de saúde ainda não possuem um conhecimento profundo sobre os biossimilares, o que pode gerar dúvidas e receios sobre a sua utilização”, afirma. No entanto, estudos comprovam que os biossimilares são opções seguras e eficazes para o tratamento de DII, com o mesmo nível de qualidade e segurança dos medicamentos biológicos originadores.

Uma pesquisa realizada em 2023 pelo Instituto Ipsos, por encomenda da farmacêutica Organon, revela que apenas 40% dos médicos declaram ter um conhecimento profundo sobre biossimilares. Nesse contexto, a médica destaca o papel essencial dos profissionais de saúde na promoção do uso adequado de biossimilares no tratamento de DII.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

O perigo da cirurgia e mudança da cor dos olhos

Adolescentes ignoram riscos e invadem consultórios em busca da...

O perigo da cirurgia e mudança da cor dos olhos

Adolescentes ignoram riscos e invadem consultórios em busca da cirurgia  para imitar famosos Na última semana  adolescentes que seguem Maya Massafera começaram a invadir os ...

Baixas temperaturas, ventos e banhos mais quentes favorecem o ressecamento da pele, o que pode levar a sintomas como coceira, descamação e rachaduras

Especialista em Biomedicina Estética dá dicas para prevenir os males para a pele e os lábios durante a época fria O frio chegou com tudo...

A Chave para o Futuro: Como a Mentalidade de Crescimento Impulsiona a Aprendizagem Contínua

Por Ana Lopes e Gislaine Feitosa Em um mundo em constante transformação, a capacidade de aprender e se adaptar se tornou mais do que uma...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.