No menu items!
17.3 C
São Paulo
domingo, 23 junho, 2024

Doença Inflamatória Intestinal: médica fala sobre principais sintomas e tratamentos

Biossimilares são fundamentais para ampliação do acesso a tratamentos de qualidade

O Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal (DII), celebrado em 19 de maio, marca a luta de pessoas de todo o mundo contra a doença de Crohn e a colite ulcerativa, que se manifestam por meio de uma variedade de sinais e sintomas, predominantemente no intestino grosso, parte vital do sistema digestivo responsável pela extração de nutrientes e água dos alimentos. De acordo com a diretora associada de assuntos médicos da Organon, Dra. Nanci Utida, os sintomas podem incluir dor abdominal intensa, diarreia, sangue nas fezes e perda de peso.

A DII é uma doença complexa que surge como resultado da interação de fatores ambientais e genéticos que levam a respostas imunológicas e inflamação no intestino. São doenças autoimunes, em que o próprio sistema imunológico do indivíduo ataca elementos do sistema digestivo.  Os principais tipos de DII são a doença de Crohn (DC) e a colite ulcerativa.

O tratamento deve ser individualizado para cada paciente. Dependendo do nível de gravidade, a DII pode exigir o uso de medicamentos para diminuir a atividade do sistema imunológico para controlar os sintomas, com medicamentos chamados biológicos, como por exemplo a da classe dos inibidores de TNF.

Entretanto, apesar dos avanços no tratamento, os desafios persistem. “Muitos pacientes e profissionais de saúde ainda não possuem um conhecimento profundo sobre os biossimilares, o que pode gerar dúvidas e receios sobre a sua utilização”, afirma. No entanto, estudos comprovam que os biossimilares são opções seguras e eficazes para o tratamento de DII, com o mesmo nível de qualidade e segurança dos medicamentos biológicos originadores.

Uma pesquisa realizada em 2023 pelo Instituto Ipsos, por encomenda da farmacêutica Organon, revela que apenas 40% dos médicos declaram ter um conhecimento profundo sobre biossimilares. Nesse contexto, a médica destaca o papel essencial dos profissionais de saúde na promoção do uso adequado de biossimilares no tratamento de DII.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Mobilidade é acesso, mas quais são seus desafios para um futuro próximo?

Encorajar comportamentos sustentáveis é um dos principais pilares e urgências quando falamos em mobilidade, um tema tão atual e que precisa de especial atenção...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui