No menu items!
30.4 C
São Paulo
sexta-feira, 9 janeiro, 2026

Doação de sangue é essencial durante férias

Nesta época do ano, a falta de doadores pode comprometer o atendimento a pacientes da rede hospitalar que precisam de reposição ou transfusão

A doação de sangue é um gesto solidário e voluntário, capaz de salvar a vida de pessoas que estão passando por tratamentos e intervenções médicas de grande complexidade, como transplantes, procedimentos oncológicos, transfusões e cirurgias, bem como de pacientes com doenças crônicas graves. Na capital, a Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan) é responsável pelos hemocentros da rede municipal de saúde, com dois pontos de coleta ativos em hospitais municipais (ver locais abaixo).

Seguro, o processo completo de doação dura menos de uma hora, retira no máximo 450 ml desse tecido líquido vital e pode salvar até quatro vidas. O ideal é que a população crie o hábito de doar sangue, para que os estoques se mantenham sempre abastecidos e para que esse ato não seja apenas pontual, motivado pela necessidade de ajudar um conhecido.

Quando os estoques atingem níveis críticos, especialmente durante os períodos de férias e festas de fim de ano, o atendimento aos pacientes pode ficar comprometido.

Requisitos para doar sangue

  • No geral, basta observar as restrições em relação ao peso, idade e condições de saúde.
  • Ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ter sido feita até 60 anos incompletos. Os doadores com menos de 16 anos devem estar acompanhados pelo responsável.
  • Pesar no mínimo 50kg.
  • Estar alimentado, porém sem refeições pesadas (gordurosas) nas três horas que antecedem a doação.
  • Portar documento oficial e original de identidade com foto e dentro do prazo de validade (RG, carteira profissional, carteira de habilitação).


Onde doar na rede municipal de saúde
Na capital, a Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan) é responsável pelos hemocentros na rede municipal de saúde, com dois pontos de coleta ativos em hospitais municipais que ficam no Tatuapé e Aclimação. Confira os locais para doação de sangue.

Hospital Municipal Dr. Carmino Caricchio – Tatuapé
Av. Celso Garcia, 4815, Tatuapé
Telefone: (11) 2942-8094/ 3394-7081
Segunda a sábado, das 8h às 13h (exceto feriados)
Estacionamento gratuito por 2h: Rua Síria, 126 – Jet Autoposto

Hospital do Servidor Público Municipal – Aclimação
R. Castro Alves, 60 – 4º andar (próximo ao Metrô Vergueiro)
Telefone: (11) 3277-5303
Segunda a sábado, das 8h às 12h30 (exceto feriados)

Saiba mais

Quanto sangue temos no corpo e quanto é retirado em uma doação?
Um adulto possui cerca de 5 a 6 litros de sangue em seu corpo, e a quantidade máxima retirada em uma doação é de 450ml.

O que são um doador “universal” e um “receptor universal” de sangue?
O tipo considerado “doador universal” é o O-, enquanto o AB+ pode receber de todos os outros tipos. A chamada compatibilidade sanguínea é sempre observada no processo de doação para evitar problemas de coagulação no receptor. No Brasil, os tipos mais comuns de sangue são A e O, que correspondem a quase 90% da população. O restante é formado por B (10% das pessoas) e AB (3%). Quanto ao Rh (positivo ou negativo), aproximadamente 85% das pessoas são positivas.

Podemos doar sangue quantas vezes?
O limite de doações por ano é de quatro vezes para homens (60 dias de intervalo entre as doações) e de três vezes para mulheres (90 dias de intervalo). Esse intervalo tem o objetivo de proteger a saúde do doador.

Que testes são realizados no sangue coletado?
São realizados testes de tipagem sanguínea, triagem para Doença Falciforme (hemoglobina S), além de exames para hepatites B e C, HIV I, sífilis, Doença de Chagas e HTLV I/II. Uma bolsa contaminada pode provocar sérios problemas a quem recebe o sangue.

Para onde vai o sangue doado?
O sangue doado nos hemocentros é fracionado e enviado aos hospitais e pacientes que estejam necessitando. Após ser fracionado, o sangue gera quatro hemocomponentes principais: concentrado de hemácias (CHM); concentrado de plaquetas (CP); plasma fresco congelado (PFC) e crioprecipitado (Crio).

Mitos sobre doar sangue

  • A doação de sangue não engrossa nem afina o sangue.
  • Doando sangue você não ganha nem perde peso.
  • Mulheres podem doar sangue mesmo no período menstrual.
  • Doar sangue não oferece ao doador nenhum risco de contrair doenças infecciosas, como HIV ou hepatites.

SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Segurança Aeroportuária: Ataques cardíacos em voos longos disparam e pressionam aeroportos

A intensificação das viagens nas férias expõe mais brasileiros...

Rede municipal de saúde oferece atendimento odontológico de urgência em toda a cidade

Serviço essencial está disponível em PSs, UPAs, AMAs e...

Brasil tem cerca de 30 milhões de animais domésticos abandonados

Período de festas e férias aumenta chances de abandono...

Segurança Aeroportuária: Ataques cardíacos em voos longos disparam e pressionam aeroportos

A intensificação das viagens nas férias expõe mais brasileiros a fatores de risco pouco percebidos, mas cada vez mais frequentes nos aeroportos O aumento das...

Rede municipal de saúde oferece atendimento odontológico de urgência em toda a cidade

Serviço essencial está disponível em PSs, UPAs, AMAs e UBSs, com equipes capacitadas para aliviar dores, tratar infecções e evitar o agravamento de problemas...

Brasil tem cerca de 30 milhões de animais domésticos abandonados

Período de festas e férias aumenta chances de abandono animal O período de festas e férias traz uma preocupação, a maior incidência de abandonos de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.