No menu items!
24.5 C
São Paulo
domingo, 5 maio, 2024

Distrito de Cidade Ademar comemora 75 anos

No próximo sábado (26), o distrito de Cidade Ademar, na Zona Sul da capital paulista, completa 75 anos de existência. Os bairros e vilas de Cidade Ademar surgiram graças ao processo de urbanização que a cidade de São Paulo viveu a partir de 1960


Neste sábado (26), o distrito de Cidade Ademar, na Zona Sul da capital paulista, completa 75 anos de existência.

A região é composta por dois distritos: Cidade Ademar, com quase 300 mil moradores, e Pedreira, com quase 150 mil moradores. No total, são quase 411 mil moradores, segundo dados do site da Prefeitura datados de 2010.

De acordo com a Prefeitura de São Paulo, Cidade Ademar tem origem como uma região dormitório, ou seja, muitos moram (dormem) ali, mas trabalham e fazem suas atividades (como estudar) em outras regiões da cidade.

Os bairros e vilas de Cidade Ademar surgiram graças ao processo de urbanização que a cidade de São Paulo viveu a partir de 1960.

Os bairros conhecidos como Vila Joaniza e Americanópolis surgiram nas propriedades rurais dos fazendeiros João e Nilza. Já os bairros de Cidade Júlia, Vila Missionária e Jardim Miriam, estão localizados nas terras da antiga família Fallete.

Até 1996, Cidade Ademar era considerada a periferia do distrito de Santo Amaro, fazendo parte de sua administração.

O Mapa da Desigualdade de 2020, produzido pela Rede Nossa São Paulo, mostra como é a vida de quem vive na Cidade Ademar. Confira dados:

Cerca de 50% da população de Cidade Ademar é preta ou parda. Além disso, 52% da região é composta por mulheres, 44% da população tem idade até 29 anos e a idade média ao morrer é de 65 anos.

A região é permeada por grandes avenidas, como por exemplo: Av. Cupecê, Av. Washington Luís, Av. Yervant Kissajikian, Av. Nossa Senhora do Sabará, Estrada do Alvarenga, dando acesso a muitas regiões de São Paulo. Do total de moradores, 59% utilizam mais o transporte coletivo do que veículos particulares.

Cerca de 71% da população é atendida pela Atenção Básica de Saúde.

Na área da Educação, quase 83% dos professores que atuam na região tem formação superior na mesma disciplina em que lecionam.

Em relação a renda: a remuneração média mensal do emprego formal dos moradores de Cidade Ademar é de R$ 2.334,81, com renda familiar de R$ 3.144,19.

Para o aniversário de 75 anos, a comemoração envolve a zeladoria da região. “Nós estamos organizando uma comemoração, que deve acontecer no dia 3 de julho, e programando, no território, diversas ações de pertencimento: qualificar os espaços públicos, com envolvimento do Sebrae e da Associação Comercial, com cursos profissionalizantes. Vamos reconhecer o empreendedor local que gera emprego e renda na região, vamos fazer ações de conscientização ambiental, vamos lançar um projeto de renda com o lixo local, homenagear alguns empregadores locais”, explicou o subprefeito de Cidade Ademar, Renato Jardim.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

ARTIGO | A execução penal e a saída temporária no Brasil

A aplicação das penas restritivas de liberdade tem como finalidade primeira constituir castigo legal ao condenado para que ele se compenetre do erro que...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui