No menu items!
19.7 C
São Paulo
sexta-feira, 29 março, 2024

Distrito de Cidade Ademar comemora 75 anos

No próximo sábado (26), o distrito de Cidade Ademar, na Zona Sul da capital paulista, completa 75 anos de existência. Os bairros e vilas de Cidade Ademar surgiram graças ao processo de urbanização que a cidade de São Paulo viveu a partir de 1960


Neste sábado (26), o distrito de Cidade Ademar, na Zona Sul da capital paulista, completa 75 anos de existência.

A região é composta por dois distritos: Cidade Ademar, com quase 300 mil moradores, e Pedreira, com quase 150 mil moradores. No total, são quase 411 mil moradores, segundo dados do site da Prefeitura datados de 2010.

De acordo com a Prefeitura de São Paulo, Cidade Ademar tem origem como uma região dormitório, ou seja, muitos moram (dormem) ali, mas trabalham e fazem suas atividades (como estudar) em outras regiões da cidade.

Os bairros e vilas de Cidade Ademar surgiram graças ao processo de urbanização que a cidade de São Paulo viveu a partir de 1960.

Os bairros conhecidos como Vila Joaniza e Americanópolis surgiram nas propriedades rurais dos fazendeiros João e Nilza. Já os bairros de Cidade Júlia, Vila Missionária e Jardim Miriam, estão localizados nas terras da antiga família Fallete.

Até 1996, Cidade Ademar era considerada a periferia do distrito de Santo Amaro, fazendo parte de sua administração.

O Mapa da Desigualdade de 2020, produzido pela Rede Nossa São Paulo, mostra como é a vida de quem vive na Cidade Ademar. Confira dados:

Cerca de 50% da população de Cidade Ademar é preta ou parda. Além disso, 52% da região é composta por mulheres, 44% da população tem idade até 29 anos e a idade média ao morrer é de 65 anos.

A região é permeada por grandes avenidas, como por exemplo: Av. Cupecê, Av. Washington Luís, Av. Yervant Kissajikian, Av. Nossa Senhora do Sabará, Estrada do Alvarenga, dando acesso a muitas regiões de São Paulo. Do total de moradores, 59% utilizam mais o transporte coletivo do que veículos particulares.

Cerca de 71% da população é atendida pela Atenção Básica de Saúde.

Na área da Educação, quase 83% dos professores que atuam na região tem formação superior na mesma disciplina em que lecionam.

Em relação a renda: a remuneração média mensal do emprego formal dos moradores de Cidade Ademar é de R$ 2.334,81, com renda familiar de R$ 3.144,19.

Para o aniversário de 75 anos, a comemoração envolve a zeladoria da região. “Nós estamos organizando uma comemoração, que deve acontecer no dia 3 de julho, e programando, no território, diversas ações de pertencimento: qualificar os espaços públicos, com envolvimento do Sebrae e da Associação Comercial, com cursos profissionalizantes. Vamos reconhecer o empreendedor local que gera emprego e renda na região, vamos fazer ações de conscientização ambiental, vamos lançar um projeto de renda com o lixo local, homenagear alguns empregadores locais”, explicou o subprefeito de Cidade Ademar, Renato Jardim.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Centro de Referência Casa da Mulher Capão Redondo tem endereço novo

Equipamento da Prefeitura atende mulheres vítimas de violência na zona Sul há oito anos O Centro de Referência Casa da Mulher (CRCM) Maria de Lurdes...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui