No menu items!
21.8 C
São Paulo
terça-feira, 15 julho, 2025

Discriminação prejudica saúde de adolescentes

Cientistas da Escola de Cinesiologia da Universidade de Michigan, publicaram o estudo “Discriminação Racial e Desregulação do Eixo Hipotálamo-Hipófise-Adrenal em Adolescentes com Sobrepeso e Obesidade: O Contexto Importa?” na revista Psychosomatic Medicine, que mostra que estresse causado pela discriminação racial está relacionado a uma série de condições crônicas de saúde.

Foram entrevistaram cem adolescentes de 13 a 19 anos, que tinham obesidade ou sobrepeso (o foco da discriminação), sendo 49% negros não hispânicos e 65% meninas.

O contexto da discriminação racial foi medido usando o Índice de Angústia por Discriminação Auto Relatado. E mediram o cortisol (hormônio do estresse) da saliva cinco vezes por dia durante três dias para traçar a curva.

Em pessoas saudáveis, o cortisol é mais alto pela manhã, o que nos ajuda a sentir alerta, e cai gradualmente ao longo do dia. Mas situações de estresse podem perturbar esse padrão e atenuar essa queda, de modo que o cortisol seja mais baixo pela manhã, mas não caia tanto ao longo do dia.

A pesquisa revelou que os adolescentes que sofreram discriminação tinham níveis não saudáveis do cortisol, circulando em seus corpos ao longo do dia. Níveis altos de cortisol estão conectados a condições crônicas de saúde, como o aumento das taxas de obesidade, risco de diabetes tipo 2, ansiedade e depressão, e quase toda doença crônica.

No geral, 69% dos participantes relataram exposição a, pelo menos, um tipo de discriminação racial. Dos adolescentes negros, 57% relataram discriminação racial institucional em comparação com 27% dos adolescentes brancos.

Uma conclusão realmente importante é que a discriminação racial é prejudicial para todos. É preciso criar programas que despertem a humanidade de todos. Os cientistas do laboratório desenvolveram um programa de atividade física para casa e sala de aula, para proporcionar às crianças atividades ao longo do dia.

Eles esperam que os exercícios ajudem a combater os efeitos negativos do estresse e da discriminação racial, e fomentar os relacionamentos positivos entre colegas para desencorajar o racismo. Um exemplo a ser imitado também em nosso país.

Mario Eugenio Saturno é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Conheça os principais cuidados para prevenção das zoonoses

São mais de 200 doenças infecciosas transmitidas dos animais...

Operações de busca e salvamento: entenda as habilidades dos cães bombeiros

Faro apurado e sensibilidade dos animais são essenciais no...

Descobertas em Amarna e Palestina

Vamos falar das descobertas arqueológicas que esclarecem os trechos...

Conheça os principais cuidados para prevenção das zoonoses

São mais de 200 doenças infecciosas transmitidas dos animais aos seres humanos, como leptospirose, toxoplasmose e raiva Dia 6 de julho é Dia Mundial das...

Operações de busca e salvamento: entenda as habilidades dos cães bombeiros

Faro apurado e sensibilidade dos animais são essenciais no atendimento de ocorrências Quem vê de fora não imagina que a base do Corpo de Bombeiros...

Descobertas em Amarna e Palestina

Vamos falar das descobertas arqueológicas que esclarecem os trechos incompreensíveis do Antigo Testamento, conforme relatado pelo doutor Padre Raymond E. Brown, no livro "Recent...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.