No menu items!
25.3 C
São Paulo
segunda-feira, 24 março, 2025

Dirigir com sono é tão perigoso quanto dirigir sob efeito de álcool

Especialista em segurança viária alerta sobre cuidados para quem vai viajar


As principais regras para uma viagem sem acidentes de trânsito são usar os equipamentos de segurança, fazer a manutenção preventiva do veículo antes de pegar a estrada e, principalmente, só dirigir se estiver descansado e com o sono em dia. Pesquisa publicado em abril na revista ‘Nature and Science of Sleep’ revelou que a falta de sono tem um efeito similar ao do álcool no cérebro do motorista. Os riscos de dirigir cansado e com sono, diz o estudo, são os mesmos para quem dirige após consumir álcool. “Quando não dormimos o suficiente, temos dificuldade de concentração, cansaço, e uma percepção visual distorcida. Isso acontece por causa de uma falha de comunicação temporária entre os neurônios. E quando dirigimos nessas condições, aumentam os riscos de um sinistro de trânsito”, afirma o médico especialista em Medicina do Tráfego e diretor científico da Associação Mineira de Medicina do Tráfego (Ammetra), Alysson Coimbra.

O estudo, feito por cientistas da Central Queensland University, na Austrália, revelou que dirigir após uma noite de sono de aproximadamente 5 horas reduz o desempenho do motorista e dobra a probabilidade de um acidente quando comparado com indivíduos que têm uma boa noite de sono.

O especialista alerta que o motorista também deve reforçar os cuidados para a volta do feriado. “Considerar somente o deslocamento de ida como sendo o momento mais importante da viagem e desconsiderar a volta pode não ser uma boa estratégia, pois feriado nem sempre é sinônimo de descanso, são dias, muitas vezes, marcados por privação do sono, alimentação inadequada e baixa hidratação”, explica Coimbra.

Além de manter o veículo com a manutenção em dia, o especialista recomenda não sair de casa sem verificar freios, faróis, lanternas, níveis de água e óleo. Não se deve pegar a estrada com pneus carecas, pois a redução do atrito com a pista aumenta a possibilidade de perda do controle e estabilidade do veículo.

Se for viajar usando transporte coletivo, escolha empresas legalizadas, pois elas são obrigadas a seguir todas as normas de segurança da legislação. As crianças nunca devem ser transportadas sem bebê conforto, cadeirinha ou assento de elevação.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

16º Prêmio Hélio Caldas destaca bravura de bombeiros em SP

Na sexta-feira (14), a Câmara Municipal de São Paulo promoveu a 16ª edição do Prêmio Coronel Hélio Caldas, honraria que agraciou, com Salva de...

Março Amarelo: entenda a importância do diagnóstico precoce da endometriose para evitar a infertilidade

Março é dedicado à conscientização sobre a doença e tratamentos Segundo o Ministério da Saúde, oito milhões de brasileiras têm endometriose. Já a Organização Mundial...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui