No menu items!
22.8 C
São Paulo
terça-feira, 21 maio, 2024

Dirigir com sono é tão perigoso quanto dirigir sob efeito de álcool

Especialista em segurança viária alerta sobre cuidados para quem vai viajar


As principais regras para uma viagem sem acidentes de trânsito são usar os equipamentos de segurança, fazer a manutenção preventiva do veículo antes de pegar a estrada e, principalmente, só dirigir se estiver descansado e com o sono em dia. Pesquisa publicado em abril na revista ‘Nature and Science of Sleep’ revelou que a falta de sono tem um efeito similar ao do álcool no cérebro do motorista. Os riscos de dirigir cansado e com sono, diz o estudo, são os mesmos para quem dirige após consumir álcool. “Quando não dormimos o suficiente, temos dificuldade de concentração, cansaço, e uma percepção visual distorcida. Isso acontece por causa de uma falha de comunicação temporária entre os neurônios. E quando dirigimos nessas condições, aumentam os riscos de um sinistro de trânsito”, afirma o médico especialista em Medicina do Tráfego e diretor científico da Associação Mineira de Medicina do Tráfego (Ammetra), Alysson Coimbra.

O estudo, feito por cientistas da Central Queensland University, na Austrália, revelou que dirigir após uma noite de sono de aproximadamente 5 horas reduz o desempenho do motorista e dobra a probabilidade de um acidente quando comparado com indivíduos que têm uma boa noite de sono.

O especialista alerta que o motorista também deve reforçar os cuidados para a volta do feriado. “Considerar somente o deslocamento de ida como sendo o momento mais importante da viagem e desconsiderar a volta pode não ser uma boa estratégia, pois feriado nem sempre é sinônimo de descanso, são dias, muitas vezes, marcados por privação do sono, alimentação inadequada e baixa hidratação”, explica Coimbra.

Além de manter o veículo com a manutenção em dia, o especialista recomenda não sair de casa sem verificar freios, faróis, lanternas, níveis de água e óleo. Não se deve pegar a estrada com pneus carecas, pois a redução do atrito com a pista aumenta a possibilidade de perda do controle e estabilidade do veículo.

Se for viajar usando transporte coletivo, escolha empresas legalizadas, pois elas são obrigadas a seguir todas as normas de segurança da legislação. As crianças nunca devem ser transportadas sem bebê conforto, cadeirinha ou assento de elevação.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Aquático-SP é inaugurado e deve beneficiar 385 mil moradores da Zona Sul

Na operação assistida, das 10h às 16h, a expectativa...

CEU Campo Limpo terá extensão de Etec no segundo semestre de 2024

Cursos técnicos serão administrados pelo Centro Paula Souza O CEU...

Festival Sesc Culturas Negras apresenta mais de 80 atividades em 27 unidades

A programação reforça as celebrações do dia 25, Dia...

Aquático-SP é inaugurado e deve beneficiar 385 mil moradores da Zona Sul

Na operação assistida, das 10h às 16h, a expectativa é atender 3 mil passageiros por dia com os dois barcos O Aquático-SP, primeiro transporte hidroviário...

CEU Campo Limpo terá extensão de Etec no segundo semestre de 2024

Cursos técnicos serão administrados pelo Centro Paula Souza O CEU Campo Limpo ganhará a extensão da Etec Carolina Carinhato Sampaio, com o curso de Recursos...

Festival Sesc Culturas Negras apresenta mais de 80 atividades em 27 unidades

A programação reforça as celebrações do dia 25, Dia Mundial da África Divulgação foto André Frutuôso Entre os dias 22 e 26 de maio, acontece o...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui