No menu items!
24.8 C
São Paulo
terça-feira, 4 novembro, 2025

Direitos trabalhistas das gestantes: Como garantir a proteção da empregada gestante

Por Giovanna Tawada

A gestação é um momento muito especial na vida de muitas mulheres, mas também pode ser um período desafiador, especialmente para aquelas que estão no mercado de trabalho. A legislação trabalhista brasileira prevê uma série de direitos para as trabalhadoras gestantes, com o objetivo de garantir a proteção à saúde da mãe e do bebê, além de assegurar a continuidade do emprego durante esse período.

Estabilidade no Emprego: O que significa?

    Uma das principais garantias oferecidas às gestantes é a estabilidade no emprego. Isso significa que a trabalhadora não pode ser demitida sem justa causa durante esse período, salvo em algumas situações excepcionais, como dispensa por justa causa. Assim, caso a demissão aconteça durante a estabilidade, a trabalhadora tem direito a ser reintegrada ao posto de trabalho ou a receber uma indenização correspondente.

    Licença-Maternidade: Direitos e Garantias

      A duração da licença é de 120 dias, com direito a receber o salário integral durante esse período. A licença começa, normalmente, no dia do parto, mas pode ser antecipada conforme a necessidade da gestante e com a concordância da empresa. Além disso, a trabalhadora tem direito à prorrogação da licença-maternidade por mais 60 dias, caso a empresa opte por aderir ao programa Empresa Cidadã.

      Férias e Outros Benefícios

        As gestantes têm direito a férias normalmente, sendo que a licença-maternidade não interfere nesse direito. Durante a licença-maternidade, a trabalhadora também tem direito à manutenção do plano de saúde, caso este seja fornecido pela empresa.

        O que fazer se seus direitos não estiverem sendo respeitados?

          Caso o empregador não observe os direitos da gestante, a mulher pode tomar algumas medidas:

          Conversar com o empregador: Muitas vezes, a falta de conhecimento do empregador sobre os direitos trabalhistas é o que causa a violação desses direitos.

          Buscar orientação jurídica: Caso a conversa não resolva, é importante procurar um advogado especializado em direito trabalhista.

          Denunciar ao Ministério do Trabalho.

          Giovanna Tawada é advogada pós-graduada em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho.


          SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected] 

          - Patrocinado -

          Últimas

          Saiba porque é um risco fazer piadas sobre bombas em aeroportos

          Categoria diz que protocolos são acionados mesmo sem intenção...

          Mortalidade Empresarial no Brasil

          Por Gabriela Guimarães de Souza A recessão econômica vivida pelo...

          Evento pré-COP em SP reúne mais de 500 palestrantes nos dias 4 e 5 de novembro

          Com 100 debates distribuídos em sete palcos, evento conecta...

          Saiba porque é um risco fazer piadas sobre bombas em aeroportos

          Categoria diz que protocolos são acionados mesmo sem intenção de dano Falas sobre existência de bomba em meio às bagagens em um aeroporto podem ser...

          Mortalidade Empresarial no Brasil

          Por Gabriela Guimarães de Souza A recessão econômica vivida pelo Brasil no início da segunda década dos anos 2000, potencializada pela pandemia do COVID-19 que...

          Evento pré-COP em SP reúne mais de 500 palestrantes nos dias 4 e 5 de novembro

          Com 100 debates distribuídos em sete palcos, evento conecta dezenas de CEOs, lideranças políticas e institucionais e pesquisadores O Summit Agenda SP + Verde transformará...

          DEIXE UMA RESPOSTA

          Por favor digite seu comentário!
          Por favor, digite seu nome aqui

          Visão geral de privacidade

          Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.