No menu items!
16.5 C
São Paulo
quinta-feira, 6 novembro, 2025

Direitos Já! reúne lideranças em São Paulo pela defes ada democracia

Teatro Tuca foi palco de Ato que defendeu as instituições brasileiras e a soberania nacional

A data de 15 de setembro é celebrada como o Dia Internacional da Democracia, que foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2007 com o objetivo de promover a governança democrática. 

Neste ano, o fatídico dia caiu na última segunda-feira e muito mais do que um momento para lembrar da importância da democracia, o movimento Direitos Já!,  organizou o XII Ato – Em Defesa da Democracia e da Soberania Nacional, que aconteceu durante a noite no Teatro Tuca (Teatro da Universidade Católica de São Paulo), na Zona Oeste. 

O Direitos Já! é um fórum pela Democracia, fundado pela sociedade civil em 2019 com o objetivo de defender a Constituição Cidadã. A frente do movimento está o sociólogo Fernando Guimarães, e desde então vem realizando diversos atos em defesa dos direitos e mobilizando a sociedade civil. 

O XII Ato lotou o teatro e reuniu a comunidade, movimentos sociais e personalidades como a deputada federal Erika Hilton, o exs-ministros da Casa Civil José Dirceu e Clóvis de Barros Carvalho, o presidente do PT, Edinho Silva, as atrizes Marisa Orth e Leona Cavalli e o presidente da Fiesp, Josué Gomes. 

Durante o evento foi lançado o manifesto em defesa da democracia, da soberania nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF), que foi lido por Fernando Guimarães. No documento, o Direitos Já! pede que as forças democráticas do país se mobilizem pela defesa dos direitos fundamentais a todos, da soberania nacional e contra as investidas dos Estados Unidos a economia brasileira e a anistia daqueles que atentaram ao regime democrativo.  

“A Justiça brasileira enfrentou uma agressiva tentativa de ingerência do presidente norte-americano Donald Trump em favor dos golpistas, com a imposição de tarifas de 50% às exportações brasileiras e um ataque indigno e ilegal ao ministro relator do caso na Corte Suprema”, afirmou Guimaraes. 

Outras autoridades como o Cardeal Odilo Pedro Scherer, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, e o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, não puderam estar presentes, mas enviaram cartas e vídeos que foram transmitidos a todos durante o evento. 

Ao final do Ato, o vice-presidente Geraldo Alckmin, acompanhado da vice primeira-dama Lu Alckmin, compareceu a reunião e falou contra aqueles que insistem em atentar contra a democracia. “Se perdendo a eleição tentaram dar um golpe, imagine se tivessem ganho. E o pior, mesmo fora do governo, continuam trabalhando contra o interesse do povo brasileiro lá fora, espalhando fake news para prejudicar o emprego e prejudicar as empresas do Brasil. Por isso nós temos muito a celebrar e não pode haver delito maior para um político do que tramar contra a democracia brasileira. Então fez muito bem o poder judiciário”, falou. 

O encontro foi finalizado com a apresentação do Sarau Brasilis que animou a plateia.

Texto: Giovanna Bicalho


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Frota de veículos elétricos cresce mais de 13 vezes em São Paulo

Parcela de veículos que contam com a opção de...

A cada 7 minutos, um brasileiro morre de AVC: doença avança entre jovens e exige atenção

Especialista explica causas, tipos e reforça importância do diagnóstico...

Cidades brasileiras correm risco de desabastecimento de água até 2050

Regiões mais áridas podem ter restrições por 30 dias...

Frota de veículos elétricos cresce mais de 13 vezes em São Paulo

Parcela de veículos que contam com a opção de abastecimento a etanol, considerado mais sustentável, também sobe 2,7% em relação ao ano passado O registro...

A cada 7 minutos, um brasileiro morre de AVC: doença avança entre jovens e exige atenção

Especialista explica causas, tipos e reforça importância do diagnóstico precoce e da prevenção Mais de 18 mil brasileiros perderam a vida por acidente vascular cerebral...

Cidades brasileiras correm risco de desabastecimento de água até 2050

Regiões mais áridas podem ter restrições por 30 dias em um ano Diante das mudanças climáticas e da ineficiência na distribuição de água, o Brasil...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.