No menu items!
14.2 C
São Paulo
segunda-feira, 22 julho, 2024

Dicas de segurança no trânsito ao se locomover com e-bikes

Usuários das bicicletas elétricas devem adotar alguns cuidados ao transitarem pelas ruas da cidade


A segurança no trânsito ao se locomover com e-bikes é uma preocupação relevante, pois as bicicletas elétricas são uma forma eficiente de se deslocar, mas também apresentam desafios específicos. Sendo assim, é crucial adotar medidas de precaução para evitar possíveis acidentes.

Segundo dados recentes da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), os atendimentos médicos envolvendo ciclistas cresceram 30% nos primeiros cinco meses de 2021, se comparado ao mesmo período do ano anterior.

“Para desfrutar ao máximo das vantagens das e-bikes, a segurança no trânsito deve ser uma prioridade. Com responsabilidade, podemos aproveitar esse transporte sustentável, que é prático e confortável, com a máxima segurança”, comenta Gabriel Arcon, CEO da E-Moving – startup de soluções em mobilidade urbana.

Visando a importância da segurança ao se locomover com e-bikes, Arcon lista 5 dicas para quem utiliza ou pretende utilizar esse modal:

Conheça bem as leis locais: O usuário deve se familiarizar com as leis de trânsito locais que se aplicam a e-bike, em diversos lugares, elas são regulamentadas de formas diferentes das bicicletas tradicionais e dos veículos motorizados, esteja ciente da classificação delas em sua área e siga as regras correspondentes.

Use equipamentos de proteção: O capacete é o item mais importante, pois ele é o que protege a cabeça em caso de queda ou colisão, reduzindo o risco de lesões graves. Além deste acessório, deve ser considerado o uso de luvas, óculos de proteção e roupas de alta visibilidade para aumentar a segurança.

Fique atento à manutenção: Antes de cada viagem, é importante verificar se a e-bike está em boas condições de uso.

Mantenha uma velocidade segura: As e-bikes podem andar significativamente mais rápido do que as bicicletas tradicionais, por isso, é crucial manter uma velocidade adequada à situação e à via em que se está trafegando.

Evite distrações: Usar dispositivos eletrônicos, como telefones celulares ou fones de ouvido, pode diminuir a capacidade do ciclista reagir com agilidade a situações inesperadas.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Os impactos das redes sociais na formação de crianças e adolescentes

Com alguns cuidados simples é possível fazer o uso equilibrado e responsável dessas tecnologias O uso excessivo de celular e redes sociais pode ter diversos...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui