No menu items!
23.9 C
São Paulo
quarta-feira, 11 fevereiro, 2026

Diabetes afeta cérebro

Cientistas da Universidade de Michigan publicaram o artigo “Association between brain health outcomes and metabolic risk factors in persons with diabetes” (Associação entre os resultados de saúde do cérebro e fatores de risco metabólicos em pessoas com diabetes), estudo que descobriu que quanto mais tempo uma pessoa tem diabetes tipo 2, maior a probabilidade de mudanças no cérebro.

Os pesquisadores analisaram dados de 51 pessoas de meia-idade da comunidade indígena Pima dos Estados Unidos com diabetes tipo 2. Fizeram uma série de testes de memória e linguagem desenvolvidos pelos Institutos Nacionais de Saúde, bem como ressonância magnética, para determinar a relação entre diabetes, cognição e estrutura cerebral.

A demência é uma epidemia global com 57 milhões de casos estimados em todo o mundo em 2019, um número que deverá aumentar para 152 milhões até 2050. Esse aumento pode ser parcialmente atribuído ao aumento da prevalência mundial de diabetes tipo 2 e obesidade, pois os estudos sugerem que diabetes e obesidade estão associadas ao comprometimento cognitivo e demência.

Os índios Pima têm uma maior prevalência de diabetes tipo 2 com início precoce do que na população em geral. Esses índios também têm maior prevalência de neuropatia, obesidade e hipercolesterolemia, bem como uma maior incidência de doença renal crônica.

As imagens dos cérebros feitas sugerem que os participantes do estudo com diabetes tipo 2 a mais tempo mostraram diminuição da espessura cortical média e dos volumes de massa cinzenta e um maior volume de hiperintensidades da substância branca (associadas ao envelhecimento e a várias doenças, incluindo transtornos cerebrovasculares e demência).

Os pesquisadores também descobriram que as complicações do diabetes, como doença renal crônica e danos nos nervos do coração e dos vasos sanguíneos estão relacionadas a mudanças estruturais no cérebro.

Os pesquisadores ficaram surpresos que a neuropatia, pela qual até 50% das pessoas com diabetes podem ser afetadas, não foi associada à função cognitiva no estudo. Este estudo foi fundamental para a compreensão de como o diabetes afeta a saúde do cérebro. E enfatiza a importância da prevenção do diabetes tipo 2. Um alerta às autoridades públicas.

Mario Eugenio Saturno (http://fb.com/Mario.Eugenio.Saturno ) é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected] 

- Patrocinado -

Últimas

Lancheira inteligente contribui para a saúde e o desempenho escolar das crianças

Confira dicas para eliminar ultraprocessados e melhorar o rendimento...

Prefeitura realiza coleta de óleo de cozinha com entrega de sabão

Ação reúne sustentabilidade, descarte correto e benefício ao munícipe Para...

Capital registra 2,9 milhões de empregos com carteira assinada em 2025 e bate recorde histórico de contratações

Esse é o maior volume da série do Novo Caged e foram criadas mais de 101 mil vagas formais A cidade de São Paulo registrou...

Lancheira inteligente contribui para a saúde e o desempenho escolar das crianças

Confira dicas para eliminar ultraprocessados e melhorar o rendimento escolar com escolhas fáceis e acessíveis Biscoitos recheados, bolinhos prontos e sucos de caixinha ainda dominam...

Prefeitura realiza coleta de óleo de cozinha com entrega de sabão

Ação reúne sustentabilidade, descarte correto e benefício ao munícipe Para contribuir para a sustentabilidade e o consumo consciente de óleo de cozinha, a Prefeitura de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.