Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil: mais de 1,6 milhão de crianças e adolescentes são submetidos à situação de trabalho no Brasil

ChildFund Brasil atua na proteção de crianças, jovens e adolescentes e conduz iniciativas que incentivam o desenvolvimento integral e previnem o trabalho infantil

Entre os principais direitos de crianças e adolescentes, estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), estão o brincar e o estudar. Apesar de garantidos, esses direitos ainda não são plenamente respeitados no Brasil. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua), em 2023 havia 1,607 milhão de crianças e adolescentes de cinco a 17 anos em situação de trabalho infantil, sendo 586 mil submetidos às piores formas – aquelas que oferecem riscos à saúde, ao desenvolvimento e à moral.

Para combater essa forma de exploração em todo o mundo, o dia 12 de junho foi instituído, em 2002, como o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. A data também serve para lembrar que essa é uma das violações mais prejudiciais ao desenvolvimento pleno do ser humano.

“O impacto que um ano de trabalho na infância causa na vida do jovem é imenso, e as marcas podem perdurar até a vida adulta. A evasão escolar, a queda de rendimento, o cansaço mental e físico e a exclusão social são alguns dos impactos negativos. Quando os estudos são deixados de lado e o trabalho inicia logo cedo, o salário na vida adulta, consequentemente, será menor”, destaca Mauricio Cunha, diretor de país do ChildFund Brasil, organização que atua há cerca de 60 anos no desenvolvimento integral e na promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente no Brasil.

O ChildFund Brasil desenvolve programas voltados à primeira infância, adolescência, juventude e ao fortalecimento comunitário, combatendo o trabalho infantil ao atuar na raiz do problema. Com presença em regiões de alta vulnerabilidade social, onde muitas famílias recorrem ao trabalho infantil como estratégia de sobrevivência, a organização conduz, junto a organizações sociais parceiras, atividades educativas, culturais e esportivas para diferentes faixas etárias.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected] 

- Patrocinado -

Últimas

JORNAL VER A CIDADE – ANO 7 – EDIÇÃO 271 – São Paulo, 7 a 13 de novembro de 2026

https://issuu.com/gruposulnews/docs/jornal_ver_a_cidade_ano_7_edi_o_271_s_o_pau

JORNAL UNICIDADE – ANO 4 – EDIÇÃO 201 – São Paulo, 7 a 13 de novembro de 2026

https://issuu.com/gruposulnews/docs/jornal_unicidade_ano_4_edi_o_201_s_o_paulo_

Prefeitura de São Paulo incentiva descarte correto de embalagens com o Mercado do Bem

Moradores podem trocar embalagens longa vida limpas e abertas...

JORNAL VER A CIDADE – ANO 7 – EDIÇÃO 271 – São Paulo, 7 a 13 de novembro de 2026

https://issuu.com/gruposulnews/docs/jornal_ver_a_cidade_ano_7_edi_o_271_s_o_pau

JORNAL UNICIDADE – ANO 4 – EDIÇÃO 201 – São Paulo, 7 a 13 de novembro de 2026

https://issuu.com/gruposulnews/docs/jornal_unicidade_ano_4_edi_o_201_s_o_paulo_

Prefeitura de São Paulo incentiva descarte correto de embalagens com o Mercado do Bem

Moradores podem trocar embalagens longa vida limpas e abertas por alimentos, produtos de higiene, brinquedos e outros itens A cidade de São Paulo conta com...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui