No menu items!
20.3 C
São Paulo
sábado, 5 julho, 2025

Dezembro Vermelho: SP recebe mutirão para testes gratuitos de tuberculose em pessoas vivendo com HIV

Doença é a principal causa da morte entre soropositivos; ação será realizada no Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP

Por conta da chamada coinfecção, a tuberculose é a principal causa de morte de pessoas vivendo com HIV, segundo dados do Ministério da Saúde. Com o intuito de conscientizar e ampliar os índices de testagem para o rastreio da tuberculose latente, quando a doença não apresenta sintomas, no próximo dia 2 de dezembro, acontece um mutirão para a realização de testes gratuitos, entre pessoas HIV positivas, em São Paulo (SP). A ação será realizada no Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP, das 8h às 16h.

Como parte das iniciativas do “Dia Mundial de Luta Contra a AIDS”, celebrado em 1º de dezembro, a campanha, intitulada “Eu (re) testo, eu me cuido” disponibilizará o teste IGRA (Teste de Liberação Interferon Gamma, em português), indicado para o rastreio específico da tuberculose assintomática. A tecnologia está entre os exames recomendados pela OMS para detectar a doença em sua fase latente, devido à precisão e agilidade nos resultados.

Para a realização do exame, o sangue do paciente é coletado e levado para análises laboratoriais que podem levar cerca de 24h para dar o resultado, com alto potencial de precisão. A partir de um resultado positivo para a tuberculose latente, a pessoa já deve ser direcionada para o início imediato do tratamento, atualmente, também oferecido pelo Sistema Único de Saúde.

Trazido ao Brasil pela QIAGEN, o teste está disponível no SUS e na rede privada, em mais de 59 laboratórios em todo o país. O exame realizado pelo SUS pode ser feito em todas as unidades federativas do país. Existem quatro maneiras de marcar exames pelo Sistema Único de Saúde: pela internet, através do aplicativo Conecte SUS, por telefone ou presencialmente em uma unidade de saúde.

“Pessoas soropositivas têm quase 30 vezes mais chances de contrair a tuberculose, doença responsável por aproximadamente um terço dos óbitos relacionados à AIDS no mundo. No Brasil, o índice de coinfecção de tuberculose e HIV é em torno de 10%, de acordo com o Ministério da Saúde. Por isso, a OMS passou a recomendar a busca sistemática dos casos de tuberculose, mesmo que a doença esteja inativa, pois é uma das maneiras mais efetivas de conter essa transmissão e erradicar suas ocorrências”, afirma Raphael Oliveira, Gerente de Marketing Regional LATAM para Diagnósticos Moleculares da QIAGEN.

Serviço

Mutirão de combate a coinfecção TB-HIV – Campanha eu (re) testo, eu me cuido

Data: 2 de dezembro

Horário: 8 às 16h

Inscrição: https://bit.ly/teste-igra

Obs.: Precisa levar um documento no local (CPF, RG ou CNH) e fazer inscrição no site

Local: Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP – Rua Santa Cruz, 81 – Vila Mariana


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

População paulistana circula menos pela primeira vez na história, revela estudo da Prefeitura

Análise da Pesquisa Origem e Destino 2023 do Metrô também aponta os padrões de deslocamento por distrito e mudanças nos hábitos da população Pela primeira...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.