No menu items!
16.7 C
São Paulo
sexta-feira, 16 maio, 2025

Dezembro Laranja: conheça os principais sinais para ficar em alerta sobre o câncer de pele

Além de causar o envelhecimento precoce, exposição desprotegida ao sol aumenta em até 10x riscos de doenças


Os cuidados no verão devem ir muito além do uso do protetor solar, afinal, informação também é fundamental para prevenir possíveis riscos à saúde, como o câncer de pele. Durante todo o mês, a campanha Dezembro Laranja vem para alertar sobre a doença, tipo de tumor maligno que mais afeta a população brasileira.

A exposição prolongada ao sol sem proteção necessária, além de causar o envelhecimento precoce, aumenta em até 10x o risco de câncer de pele – justamente pelo contato direto com os raios nocivos. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a doença ultrapassa no Brasil a marca de 229 mil novos casos todos os anos – representando cerca de 31,3% dos tumores malignos registrados.

Dra. Sheila Ferreira, oncologista da Oncoclínicas em São Paulo, explica que os primeiros sinais podem ser alterações na pele, bastante semelhantes a pintas ou manchas escurecidas, sejam elas novas ou de nascença, que se modificam com o tempo. “Essas alterações podem ser identificadas a partir da regra do ‘ABCDE’ – Assimetria, Bordas irregulares, Cor, Diâmetro e Evolução”, diz.

Assimetria: quando metade da lesão é diferente da outra parte
Bordas: se a pinta, sinal ou mancha apresenta um contorno irregular
Cor: quando a lesão possui cores diferentes, podendo ser entre vermelho, marrom e preto.
Diâmetro: caso a lesão apresente um diâmetro maior do que 6 mm
Evolução: mudanças nas características da lesão ao longo do tempo (tamanho, forma, cor).

De modo geral, o câncer de pele pode ser dividido em dois subtipos: o câncer de pele não melanoma (carcinoma basocelular e espinocelular), mais frequente, e o melanoma, mais raro, porém, mais agressivo.

Carcinoma basocelular (CBC) – aparece nas células basais, que ficam na camada superior da pele. As regiões afetadas com maior frequência são: rosto, couro cabeludo, pescoço, costas e ombros. Pode se parecer com lesões não cancerígenas, como a psoríase ou eczema.
Carcinoma espinocelular (CEC) – costuma se manifestar nas células escamosas, presentes na camada superior da pele. Geralmente, aparece em áreas com sinais de dano solar, como rosto, orelhas, pescoço, couro cabeludo, entre outros;
Melanoma – tipo mais raro e com maior índice de mortalidade. Possui a aparência de “pinta” ou “sinal” em tons acastanhados.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Imprensa Nacional do Terceiro Setor informa e educa sobre o meio ambiente

Associação de Piracaia fortalece o terceiro setor e projetos...

Mãos e Mentes Paulistanas leva artesãos e manualistas ao Campo Belo Taste

O Programa da Prefeitura de São Paulo tem participação...

Portal Cate passa a contar com cursos de qualificação empreendedora do programa Mãos e Mentes Paulistanas

Plataforma de cursos da Prefeitura de São Paulo agora abrigará todas as aulas on-line do programa de artesanato e manualidades da capital Iniciativa da Prefeitura...

Imprensa Nacional do Terceiro Setor informa e educa sobre o meio ambiente

Associação de Piracaia fortalece o terceiro setor e projetos sustentáveis A Associação Verde Esperança é uma entidade sem fins lucrativos nascida na cidade de Piracaia...

Mãos e Mentes Paulistanas leva artesãos e manualistas ao Campo Belo Taste

O Programa da Prefeitura de São Paulo tem participação na segunda edição do evento que reúne gastronomia e artesanato A Prefeitura de São Paulo, por...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.