No menu items!
30.5 C
São Paulo
quinta-feira, 25 dezembro, 2025

Desde a década de 40, indústria do tabaco aposta em glamourização do cigarro para aumentar as vendas

Por Dra. Maria Vera Castellano

Datas como Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado em 31 de maio pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e Dia Nacional de Combate ao Fumo, marcado para 29 de agosto, são importantes para promover atenção da população sobre os malefícios do fumo. Há mais de oito décadas, a indústria do tabaco utiliza propagandas para atrair novos fumantes e a glamourização da dependência química e minimização de efeitos colaterais de saúde são utilizados como ferramentas.

Muitas das táticas de marketing da indústria estão inseridas em cenas de cinema, teatro e televisão e por esse motivo é preciso conscientizar a população geral sobre as mentiras mostradas pelas telas. Isso porque os malefícios do cigarro convencional já são bem conhecidos pela classe médica e estão relacionados a mais de 50 doenças, entre elas câncer de pulmão, bexiga e laringe, além de bronquite crônica e enfisema.

E há uma realidade comprovada: pesquisas mostram que de cinco fumantes, um indivíduo vai desenvolver enfisema ao longo da vida, o que se revela cenário muito preocupante.

Problemas de saúde, como os cardiorrespiratórios, podem estar relacionados também ao tabagismo passivo e não só em pessoas que de fato fazem o uso contínuo da nicotina, pelo cigarro convencional ou eletrônico.

Os vapes são mais recentes, mas já se provam grandes vilões, desencadeando e piorando quadros de asma, além de ocasionar um aumento de casos de AVC em jovens por conta do uso excessivo. É o que vemos nos consultórios quase que diariamente.

A regulamentação do cigarro eletrônico é um assunto amplamente debatido, mas mesmo sendo conhecido o potencial de risco, teme-se as consequências do uso regular a longo prazo.

Dra. Maria Vera Castellano É pneumologista do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE).


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Prefeitura entrega mais uma unidade móvel para atender mulheres e jovens

A van amplia a rede de atendimento especializado no...

Desafios e perspectivas para um futuro mais justo

Por Anor Sganzerla Um dos maiores desafios da atualidade diz...

Prefeitura entrega mais uma unidade móvel para atender mulheres e jovens

A van amplia a rede de atendimento especializado no público feminino em situação de assédio e violência A Prefeitura de São Paulo entregou a segunda...

Sarcopenia: critério mais rigoroso para diagnóstico da fraqueza dos músculos melhora prevenção, mostra estudo

Com base em dados pesquisadores defendem mudanças na nota de corte do teste usado para avaliar a força muscular, de forma a identificar a...

Desafios e perspectivas para um futuro mais justo

Por Anor Sganzerla Um dos maiores desafios da atualidade diz respeito às questões climáticas, que afetam de forma profunda, ampla e interconectada todas as dimensões...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.