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quinta-feira, 19 junho, 2025

Desde a década de 40, indústria do tabaco aposta em glamourização do cigarro para aumentar as vendas

Por Dra. Maria Vera Castellano

Datas como Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado em 31 de maio pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e Dia Nacional de Combate ao Fumo, marcado para 29 de agosto, são importantes para promover atenção da população sobre os malefícios do fumo. Há mais de oito décadas, a indústria do tabaco utiliza propagandas para atrair novos fumantes e a glamourização da dependência química e minimização de efeitos colaterais de saúde são utilizados como ferramentas.

Muitas das táticas de marketing da indústria estão inseridas em cenas de cinema, teatro e televisão e por esse motivo é preciso conscientizar a população geral sobre as mentiras mostradas pelas telas. Isso porque os malefícios do cigarro convencional já são bem conhecidos pela classe médica e estão relacionados a mais de 50 doenças, entre elas câncer de pulmão, bexiga e laringe, além de bronquite crônica e enfisema.

E há uma realidade comprovada: pesquisas mostram que de cinco fumantes, um indivíduo vai desenvolver enfisema ao longo da vida, o que se revela cenário muito preocupante.

Problemas de saúde, como os cardiorrespiratórios, podem estar relacionados também ao tabagismo passivo e não só em pessoas que de fato fazem o uso contínuo da nicotina, pelo cigarro convencional ou eletrônico.

Os vapes são mais recentes, mas já se provam grandes vilões, desencadeando e piorando quadros de asma, além de ocasionar um aumento de casos de AVC em jovens por conta do uso excessivo. É o que vemos nos consultórios quase que diariamente.

A regulamentação do cigarro eletrônico é um assunto amplamente debatido, mas mesmo sendo conhecido o potencial de risco, teme-se as consequências do uso regular a longo prazo.

Dra. Maria Vera Castellano É pneumologista do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE).


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

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