No menu items!
19.1 C
São Paulo
sexta-feira, 30 janeiro, 2026

Curso da USP ‘Caminhos de M’Boi Mirim e Capão Redondo’ aborda resistência e sociologia da região

São as histórias ‘para além de Santo Amaro’


Do aldeamento aos conjuntos habitacionais, curso da USP relembra a história dos territórios periféricos da cidade de São Paulo e discute as contribuições das periferias para novas leituras da cidade.

O Centro MariAntonia da USP realiza, a partir de 15 de setembro, o curso gratuito Histórias dos Territórios Periféricos da Cidade de São Paulo. Ministrado pelo historiador e educador Adriano José de Sousa, a formação é dividida em seis encontros presenciais, sempre às sextas-feiras, das 15 às 18 horas. Com 150 vagas, as inscrições on-line no sistema Apolo da USP são realizadas até 8 de setembro pelo link http://e.usp.br/op- .

O curso pretende apresentar e debater formas de organização e produção intelectual das populações negras, indígenas, movimentos sociais e coletivos periféricos formados por trabalhadores que traçam novos projetos de cidade, ao fortalecerem a identidade de suas comunidades com seus territórios por meio de diferentes formas de pesquisa e difusão da história.

“Tudo gira em torno de valorizar vidas e ideias de cidade e sociedade que dificilmente são levadas em conta por quem detém o poder”, afirma Sousa, que é historiador, educador e mestre em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Ele acredita que há duas grandes dificuldades para que as contribuições da periferia sejam valorizadas e consideradas válidas: o racismo estrutural e os recursos reduzidos para a área da cultura que contemplem atividades de patrimônio, memória e acervos nas periferias.

Confira a seguir a programação do curso que ele irá ministrar no Centro MariAntonia da USP:

15 de setembro – São Miguel Paulista e Itaim Paulista: Do Aldeamento às Migrações Nordestinas; 22 de setembro – São Mateus e Itaquera: O papel das ferrovias e estradas na ocupação das periferias; 29 de setembro – Cidade Tiradentes e Guaianases: Fazendas, Povoados e Conjuntos Habitacionais; 6 de outubro – Zona Noroeste de São Paulo: Escritas Urbanas do Jaraguá e de Perus; 20 de outubro – Caminhos de M’Boi Mirim e Capão Redondo: Histórias para Além de Santo Amaro; 27 de outubro – Quais as contribuições das periferias para novas leituras da cidade e intervenções no urbano?


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Prefeitura entrega nova etapa de requalificação da Avenida Santo Amaro

Via está sendo modernizada com enterramento de fios, iluminação...

O estacionamento como última fronteira da mobilidade inteligente

Por Roberto Hissa A mobilidade urbana passou por transformações profundas...

Prefeitura entrega nova etapa de requalificação da Avenida Santo Amaro

Via está sendo modernizada com enterramento de fios, iluminação em LED, além de corredor e ponto de ônibus reformados A Prefeitura de São Paulo entregou...

Cidade de São Paulo atinge meta de controle estabelecida pela OMS com redução de 32% dos casos de hanseníase

Ações de prevenção, diagnóstico e tratamento são realizadas de forma contínua pela rede municipal de saúde A capital paulista atingiu a meta de controle da...

O estacionamento como última fronteira da mobilidade inteligente

Por Roberto Hissa A mobilidade urbana passou por transformações profundas nos últimos anos. Aplicativos de transporte, sistemas de navegação em tempo real e meios de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.