No menu items!
16.9 C
São Paulo
terça-feira, 11 novembro, 2025

Curso da USP ‘Caminhos de M’Boi Mirim e Capão Redondo’ aborda resistência e sociologia da região

São as histórias ‘para além de Santo Amaro’


Do aldeamento aos conjuntos habitacionais, curso da USP relembra a história dos territórios periféricos da cidade de São Paulo e discute as contribuições das periferias para novas leituras da cidade.

O Centro MariAntonia da USP realiza, a partir de 15 de setembro, o curso gratuito Histórias dos Territórios Periféricos da Cidade de São Paulo. Ministrado pelo historiador e educador Adriano José de Sousa, a formação é dividida em seis encontros presenciais, sempre às sextas-feiras, das 15 às 18 horas. Com 150 vagas, as inscrições on-line no sistema Apolo da USP são realizadas até 8 de setembro pelo link http://e.usp.br/op- .

O curso pretende apresentar e debater formas de organização e produção intelectual das populações negras, indígenas, movimentos sociais e coletivos periféricos formados por trabalhadores que traçam novos projetos de cidade, ao fortalecerem a identidade de suas comunidades com seus territórios por meio de diferentes formas de pesquisa e difusão da história.

“Tudo gira em torno de valorizar vidas e ideias de cidade e sociedade que dificilmente são levadas em conta por quem detém o poder”, afirma Sousa, que é historiador, educador e mestre em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Ele acredita que há duas grandes dificuldades para que as contribuições da periferia sejam valorizadas e consideradas válidas: o racismo estrutural e os recursos reduzidos para a área da cultura que contemplem atividades de patrimônio, memória e acervos nas periferias.

Confira a seguir a programação do curso que ele irá ministrar no Centro MariAntonia da USP:

15 de setembro – São Miguel Paulista e Itaim Paulista: Do Aldeamento às Migrações Nordestinas; 22 de setembro – São Mateus e Itaquera: O papel das ferrovias e estradas na ocupação das periferias; 29 de setembro – Cidade Tiradentes e Guaianases: Fazendas, Povoados e Conjuntos Habitacionais; 6 de outubro – Zona Noroeste de São Paulo: Escritas Urbanas do Jaraguá e de Perus; 20 de outubro – Caminhos de M’Boi Mirim e Capão Redondo: Histórias para Além de Santo Amaro; 27 de outubro – Quais as contribuições das periferias para novas leituras da cidade e intervenções no urbano?


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Com baixas nos reservatórios de água, governo do estado pede que população economize água

Governo de SP aponta a participação da população como...

O mal das mídias sociais

Vi uma entrevista do Jonathan Haidt, pesquisador da Universidade...

UBSs da capital ganham miniflorestas que contribuem com o meio ambiente e a saúde

Unidade da Zona Leste foi a segunda a receber o plantio de árvores frutíferas e ervas medicinais; UBS da Zona Sul teve duas etapas A...

Com baixas nos reservatórios de água, governo do estado pede que população economize água

Governo de SP aponta a participação da população como essencial para enfrentar a escassez hídrica O Governo de São Paulo, em parceria com a Arsesp...

O mal das mídias sociais

Vi uma entrevista do Jonathan Haidt, pesquisador da Universidade de Nova York, no Star Talk do Neil deGrasse Tyson, sobre os malefícios das redes...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.