No menu items!
30.5 C
São Paulo
quinta-feira, 25 dezembro, 2025

Cuidar e sustentar sozinha: mães solo vivem sobrecarga e exaustão

Sem apoio, milhões de mulheres enfrentam dificuldades financeiras e risco de esgotamento mental na criação dos filhos

Ao descrever sua rotina, Micaelly Gomes, de 26 anos, mãe solo de duas crianças, expõe a pressão constante que enfrenta. Para sustentar a família, ela trabalha em três empregos e ainda precisa dar conta de todas as demandas dos filhos ao final do dia. Recentemente, uma situação na escola de sua filha a fez refletir sobre o impacto da sua ausência. “A professora me disse que minha filha comentou que ‘a mãe nunca está em casa porque sempre está trabalhando’. Isso me quebrou, porque corro para dar o melhor, mas deixo faltar o principal: o tempo com eles”.

Micaelly também conta que o esgotamento físico e psicológico tem sido constante. “Às vezes, penso: será que consigo continuar?. É muito difícil ser mãe solo, tenho que ser o pilar da casa, mas estou cansada”,  desabafa. Como Micaelly, mais de 10 milhões de mulheres no Brasil assumem sozinhas a criação e o sustento dos filhos, lidando com uma rotina marcada pela ausência de apoio. A psicóloga perinatal Rafaela Schiavo, fundadora do Instituto MaterOnline, alerta que, sem suporte, essas mães enfrentam uma sobrecarga que afeta diretamente a saúde mental e física.

A culpa materna é reforçada pela pressão social e pela falta de uma rede de apoio. “Elas se cobram para oferecer o melhor para os filhos. Em muitos casos, acabam se privando de qualquer momento para si mesmas. Esse acúmulo de responsabilidades, sem pausas e sem apoio, pode levar ao esgotamento emocional e físico”, completa.

Além das demandas financeiras, as mães solo assumem sozinhas o trabalho doméstico e o cuidado com os filhos. Schiavo alerta que a ausência de políticas públicas de apoio torna essas mulheres ainda mais vulneráveis. “O cuidado com os filhos é essencial, mas quando recai integralmente sobre as mães, sem suporte, o impacto sobre a saúde mental delas se torna inevitável”.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Prefeitura entrega mais uma unidade móvel para atender mulheres e jovens

A van amplia a rede de atendimento especializado no...

Desafios e perspectivas para um futuro mais justo

Por Anor Sganzerla Um dos maiores desafios da atualidade diz...

Prefeitura entrega mais uma unidade móvel para atender mulheres e jovens

A van amplia a rede de atendimento especializado no público feminino em situação de assédio e violência A Prefeitura de São Paulo entregou a segunda...

Sarcopenia: critério mais rigoroso para diagnóstico da fraqueza dos músculos melhora prevenção, mostra estudo

Com base em dados pesquisadores defendem mudanças na nota de corte do teste usado para avaliar a força muscular, de forma a identificar a...

Desafios e perspectivas para um futuro mais justo

Por Anor Sganzerla Um dos maiores desafios da atualidade diz respeito às questões climáticas, que afetam de forma profunda, ampla e interconectada todas as dimensões...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.