No menu items!
33.1 C
São Paulo
sexta-feira, 26 dezembro, 2025

Cuidar e sustentar sozinha: mães solo vivem sobrecarga e exaustão

Sem apoio, milhões de mulheres enfrentam dificuldades financeiras e risco de esgotamento mental na criação dos filhos

Ao descrever sua rotina, Micaelly Gomes, de 26 anos, mãe solo de duas crianças, expõe a pressão constante que enfrenta. Para sustentar a família, ela trabalha em três empregos e ainda precisa dar conta de todas as demandas dos filhos ao final do dia. Recentemente, uma situação na escola de sua filha a fez refletir sobre o impacto da sua ausência. “A professora me disse que minha filha comentou que ‘a mãe nunca está em casa porque sempre está trabalhando’. Isso me quebrou, porque corro para dar o melhor, mas deixo faltar o principal: o tempo com eles”.

Micaelly também conta que o esgotamento físico e psicológico tem sido constante. “Às vezes, penso: será que consigo continuar?. É muito difícil ser mãe solo, tenho que ser o pilar da casa, mas estou cansada”,  desabafa. Como Micaelly, mais de 10 milhões de mulheres no Brasil assumem sozinhas a criação e o sustento dos filhos, lidando com uma rotina marcada pela ausência de apoio. A psicóloga perinatal Rafaela Schiavo, fundadora do Instituto MaterOnline, alerta que, sem suporte, essas mães enfrentam uma sobrecarga que afeta diretamente a saúde mental e física.

A culpa materna é reforçada pela pressão social e pela falta de uma rede de apoio. “Elas se cobram para oferecer o melhor para os filhos. Em muitos casos, acabam se privando de qualquer momento para si mesmas. Esse acúmulo de responsabilidades, sem pausas e sem apoio, pode levar ao esgotamento emocional e físico”, completa.

Além das demandas financeiras, as mães solo assumem sozinhas o trabalho doméstico e o cuidado com os filhos. Schiavo alerta que a ausência de políticas públicas de apoio torna essas mulheres ainda mais vulneráveis. “O cuidado com os filhos é essencial, mas quando recai integralmente sobre as mães, sem suporte, o impacto sobre a saúde mental delas se torna inevitável”.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Centro Olímpico é novo atrativo do Vai de Roteiro

Visitas guiadas gratuitas apresentam ao público a estrutura esportiva...

Brasil dobra consumo de ultraprocessados em 40 anos

Uma coletânea de artigos publicada na revista científica The...

Prefeitura entrega mais uma unidade móvel para atender mulheres e jovens

A van amplia a rede de atendimento especializado no...

Centro Olímpico é novo atrativo do Vai de Roteiro

Visitas guiadas gratuitas apresentam ao público a estrutura esportiva e a formação de atletas de alto rendimento na capital paulista A Prefeitura de São Paulo...

Brasil dobra consumo de ultraprocessados em 40 anos

Uma coletânea de artigos publicada na revista científica The Lancet aponta um crescimento expressivo no consumo de alimentos ultraprocessados em diversas regiões do mundo....

Prefeitura entrega mais uma unidade móvel para atender mulheres e jovens

A van amplia a rede de atendimento especializado no público feminino em situação de assédio e violência A Prefeitura de São Paulo entregou a segunda...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.