No menu items!
19 C
São Paulo
segunda-feira, 5 janeiro, 2026

Cruz Vermelha São Paulo cria a Sensação Térmica da Urgência para alertar sobre doação de roupas e agasalhos no inverno

Nova unidade de medida calcula a sensação real de frio para aqueles que vivem em situação de vulnerabilidade nas ruas e passa a ser usada na previsão do tempo

É de conhecimento de todos que existe uma grande diferença entre a previsão do tempo e a sensação real da temperatura. Mas, pior do que isso é que a tradicional medição de temperatura não leva em consideração o conforto térmico humano, o quanto uma pessoa está ou não agasalhada e preparada para aquele clima.

Para isso, a Cruz Vermelha São Paulo (CVSP), entidade sem fins lucrativos que realiza ações como a campanha do agasalho, criou um novo dado de sensação térmica que leva em conta as condições gerais que pessoas em situação de rua vivem no inverno, que é ainda mais baixa e extrema do que o noticiado e lembra que, a doação é tão urgente quanto o frio.

“A ideia da Sensação Térmica de Urgência, criada e desenvolvida pela USP para a Cruz Vermelha São Paulo, é um instrumento fantástico para mobilizar ainda mais a atenção da população para a tão complexa situação vivenciada pela população em situação de rua. Para essas pessoas, a sensação de frio é ainda mais impactante, pois elas, por muitas vezes, não têm acesso a agasalhos ou locais seguros para se resguardar do frio. Essa ideia criativa e mobilizadora, assinada pela Lew’Lar\TBWA, chama a atenção da população para essa realidade e catalisa doações”, comenta Bruno Semino, diretor executivo da CVSP.

Criado em parceria com o laboratório de pesquisas climáticas da USP, o índice é estabelecido considerando temperatura e velocidade do vento, somado às condições gerais que uma pessoa em situação de rua vive no inverno, como índice de massa corporal médio, roupas mais usadas por pessoas nessa condição e arquitetura do local onde vivem, fatores que alteram diretamente a forma como sentem o frio e como as baixas temperaturas os impactam. Tudo para mostrar que existem pessoas sofrendo com uma sensação térmica ainda mais baixa e incentivar as doações.

O intuito é aumentar a noção de urgência vivida pela população em situação de rua e aumentar as doações de agasalhos. “A campanha do agasalho precisa acontecer todo ano. E precisa ter cada vez mais doações. Com esse objetivo, buscamos apresentar todo o drama das pessoas em situação de rua através de dados. E assim lembrar que o frio não é igual para todos”, comenta Rodrigo Tórtima, diretor executivo de criação da Lew’Lara\TBWA.


 SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Estilo de vida leva jovens de até 30 anos apresentarem risco cardíaco

Adultos entre 18 a 39 anos, 7,3% já apresentam...

Anvisa alerta para riscos de canetas emagrecedoras manipuladas

Agência emitiu alerta sobre compra e consumo desses medicamentos Popularizadas...

Mortalidade infantil caiu 33% nos últimos 25 anos no Estado de São Paulo

Em 2000, para cada mil bebês paulistas nascidos vivos,...

Estilo de vida leva jovens de até 30 anos apresentarem risco cardíaco

Adultos entre 18 a 39 anos, 7,3% já apresentam hipertensão, diz estudo Homens jovens entre 20 e 30 anos já estão apresentando fatores de risco...

Anvisa alerta para riscos de canetas emagrecedoras manipuladas

Agência emitiu alerta sobre compra e consumo desses medicamentos Popularizadas por influenciadores e celebridades, as chamadas canetas emagrecedoras, como Mounjaro e Ozempic, vêm sendo cada...

Mortalidade infantil caiu 33% nos últimos 25 anos no Estado de São Paulo

Em 2000, para cada mil bebês paulistas nascidos vivos, outros 17 morriam Um estudo da Fundação Seade mostra que a mortalidade infantil no Estado de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.