No menu items!
19.5 C
São Paulo
domingo, 23 junho, 2024

Corredores verdes: entenda a função dessa solução baseada na natureza

Essas conexões são essenciais para a sobrevivência da fauna e da flora, o incremento de variedade genética das espécies e melhoria da qualidade ambiental das cidades

Os corredores verdes são áreas criadas para promover a conectividade entre parques e outros fragmentos de áreas ambientais, tais como praças e espaços livres vegetados em áreas particulares. A sua implantação é uma estratégia para evitar a diminuição dos efeitos da fragmentação dos ecossistemas, o que possibilita a sobrevivência e o incremento da biodiversidade nos centros urbanos.

Um dos seus principais atributos é sua função ecológica de permitir a movimentação dos animais a diferentes áreas. Vale ressaltar que, a partir de uma visão sistêmica, os corredores verdes podem exercer múltiplas funções e resultar em diferentes benefícios para as cidades, como ampliar áreas para passeio de pedestres e ciclistas e criar mais áreas de lazer para as pessoas.

Os corredores podem ser estabelecidos através de um conjunto de estratégias diferentes, que incluem a arborização urbana, a implantação de jardins de chuva, corredores polinizadores e até mesmo telhados verdes, e que possibilitem a conectividade entre fragmentos de áreas verdes.

A cidade de São Paulo conta com diversos exemplos desses espaços, tais como os parques lineares, áreas verdes contínuas, ruas bem arborizadas, margens de córregos e de represas que conectam podem exercer a função de corredores verdes.

Além dos corredores verdes, existem também os corredores ecológicos, mapeados pelo Plano Municipal da Mata Atlântica (PMMA) e que têm a importante função de estabelecer a conectividade entre às áreas Núcleo, mapeadas como principais remanescentes de Mata Atlântica do Município

No Plano de Áreas protegidas, Áreas Verdes e Espaços Livres – PLANPAVEL, além dos corredores ecológicos, estão indicados corredores verdes, como áreas de interesse de conexão. O Plano indica algumas ações específicas, e que estão sendo iniciadas, como o objetivo de aprimorar a localização desses corredores verdes e elaborar parâmetros e procedimentos para a sua implantação.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Mobilidade é acesso, mas quais são seus desafios para um futuro próximo?

Encorajar comportamentos sustentáveis é um dos principais pilares e urgências quando falamos em mobilidade, um tema tão atual e que precisa de especial atenção...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui