No menu items!
18 C
São Paulo
sábado, 23 novembro, 2024

Contratações 50+: veja como se preparar para a recolocação profissional

Especialista fala sobre a importância da diversidade etária nas empresas e dá dicas para profissionais conquistarem a tão sonhada vaga no mercado de trabalho

A pluralidade nos processos de contratação tem sido um tema recorrente em fóruns empresariais, com destaque à diversidade etária que alcançou uma ampliação significativa ao longo dos últimos anos no Brasil. Em pouco mais de uma década, o país testemunhou um crescimento superior a 110% no número de trabalhadores com mais de 50 anos inseridos no mercado de trabalho, saltando de 4 milhões para 9 milhões, de acordo com números do Ministério do Trabalho.

O mercado está mostrando uma maior abertura para a contratação de pessoas 50+, valorizando a senioridade e a experiência profissional, observa Renata Fonseca, psicóloga, especialista em Pessoas e Cultura e sócia da Refuturiza. “Essas contratações são impulsionadas por uma agenda de Diversidade e Inclusão que está ganhando muita força”, afirma.

Apesar da abertura do mercado, Renata destaca que ainda existe um preconceito de que pessoas 50+ são desatualizadas, principalmente em termos de novas tecnologias. “É fundamental que esses profissionais mostrem, através de exemplos práticos, que estão atualizados e têm muito a contribuir”, explica. A profissional lembra que profissionais 50+ trazem talentos e habilidades únicas que só a experiência é capaz de desenvolver.

Para aqueles que estão se preparando para voltar ao mercado de trabalho, Renata aconselha:

  • Atualização tecnológica. “O mais importante é se manter atualizado com as novas tecnologias e tendências de mercado.”
  • Networking. “Use e abuse da sua rede de contatos para buscar novas oportunidades.”

Abertura para aprender. “Esteja aberto a rever seus conceitos e a aprender coisas novas.”

Para se sair bem em entrevistas, especialmente para aqueles que estão fora do mercado há algum tempo, Renata recomenda:

  • Atualização do LinkedIn.
  • Retrospectiva da carreira. “Durante a entrevista, faça uma retrospectiva de sua carreira e apresente resultados concretos que você conquistou.”
  • Prova de Atualização. “Dê exemplos de como você se mantém atualizado, citando fóruns, grupos de discussão e eventos especializados que você participa.”

SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Três em cada cinco crianças vulneráveis não estão matriculadas em creches

Cerca de 2,6 milhões ainda estão fora da educação infantil Três em cada cinco crianças em situação de vulnerabilidade social no Brasil não estão matriculadas...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui