No menu items!
18.7 C
São Paulo
segunda-feira, 22 julho, 2024

Conscientização e prevenção marcam o Dia Nacional do Diabetes 2024

O Dia Nacional do Diabetes continua sendo uma oportunidade crucial para aumentar a conscientização sobre a doença, além de promover políticas de saúde eficazes.

No dia 26 de junho foi celebrado o Dia Nacional do Diabetes, que tem como objetivo a conscientização sobre a doença. Atualmente, o diabetes é um dos principais problemas de saúde no Brasil e no mundo, sendo uma preocupação recorrente dos serviços públicos e privados. No país, cerca de 90% dos diabéticos são do tipo 2 – quando o corpo desenvolve resistência aos efeitos da insulina e pode ter causas hereditárias ou ligadas a hábitos de vida. Já o tipo 1 concentra entre 5 e 10% do total de pessoas com a doença.

Estima-se que a pessoa com diabetes tipo 1 possa viver, em média, 20 anos a menos de quem tem diabetes tipo 2 viva em média sete anos a menos. “E não se trata apenas de óbitos, mas, também, de qualidade de vida. Pois anualmente milhares de pessoas com diabetes sofrem de infarto, AVC, doença renal crônica, além de amputações dos membros inferiores ou ficam cegas”, esclarece o Dr. Martim Medeiros Junior, médico da Família e Comunidade da APS Santa Marcelina Saúde.

Um simples exame de sangue é capaz de verificar se há alguma alteração na taxa de glicemia. Com o apontamento dessa alteração, o médico pode solicitar outros exames mais específicos e indicar tratamento para controlar a doença.

A melhor forma de prevenir é na prática de atividades físicas regularmente, além de manter uma alimentação saudável e evitar o consumo de álcool, tabaco e outras drogas.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Com ritmo atual, universalização do saneamento ocorrerá em 2070

São 37 anos de atraso em relação ao marco...

Governo de São Paulo lança campanha para reduzir mortes de pedestres

Campanha educativa com o filósofo e professor Clóvis de...

Festival do Japão atrai 200 mil pessoas em São Paulo

Evento contou com apresentações, comidas típicos e produtos artesanais No...

Com ritmo atual, universalização do saneamento ocorrerá em 2070

São 37 anos de atraso em relação ao marco legal brasileiro Pesquisa do Instituto Trata Brasil, divulgada na segunda-feira (15), mostra que a universalização do...

Governo de São Paulo lança campanha para reduzir mortes de pedestres

Campanha educativa com o filósofo e professor Clóvis de Barros Filho destaca a importância do respeito à faixa de segurança Nos últimos cinco anos, 33.531...

Festival do Japão atrai 200 mil pessoas em São Paulo

Evento contou com apresentações, comidas típicos e produtos artesanais No segundo final de semana de julho, mais de 200 mil pessoas visitaram o 25º Festival...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui