No menu items!
24 C
São Paulo
sexta-feira, 26 dezembro, 2025

Conheça os principais cuidados para prevenção das zoonoses

São mais de 200 doenças infecciosas transmitidas dos animais aos seres humanos, como leptospirose, toxoplasmose e raiva

Dia 6 de julho é Dia Mundial das Zoonoses, uma data dedicada à conscientização sobre a importância da vigilância e controle das doenças infecciosas transmitidas dos animais aos seres humanos.  Na cidade de São Paulo, a Divisão de Vigilância em Zoonoses (DVZ) conta com um trabalho de excelência, reconhecido pelo Ministério da Saúde (MS) como Centro de Referência Nacional para Zoonoses Urbana.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem mais de 200 tipos de zoonoses, sendo que cerca de 60% das doenças infecciosas humanas têm sua origem em animais. A transmissão de zoonoses pode ocorrer de forma indireta, ou por meio do consumo de alimentos contaminados, além de mordidas, arranhões e contato com secreções. Entre as zoonoses que podem ser causadas por parasitas, vírus e bactérias, podemos incluir febre maculosa, leptospirose, toxoplasmose, raiva, entre outras. Estima-se que pelo menos três novas zoonoses surgem todos os anos em decorrência da interação homem-animal.

As ações de prevenção e controle de zoonoses são executadas por meio de atividades e estratégias direcionadas às populações animais e/ou humanas, de educação em saúde e manejo ambiental. A identificação de novos casos, bem como reconhecer o comportamento da doença no território é fundamental para um planejamento adequado das medidas e ações de controle.

Divisão de Vigilância em Zoonoses (DVZ)
A Divisão de Vigilância em Zoonoses (DVZ) é o órgão responsável na cidade de São Paulo pelo controle de doenças e agravos transmitidas por animais sinantrópicos e domésticos. Como resultado da excelência de seu trabalho, a divisão foi reconhecida pelo Ministério da Saúde (MS) como Centro de Referência Nacional para Zoonoses Urbanas e é designada pela Organização Pan-Americana da Saúde/OMS como Centro Colaborador para Treinamento e Pesquisa em Zoonoses Urbanas.

O órgão da Prefeitura de São Paulo vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), possui em sua estrutura dois laboratórios, o Laboratório de Zoonoses e Laboratório da Fauna Sinantrópica, que realiza diagnóstico de zoonoses e de doenças transmitidas por vetores em humanos e animais como, Dengue, Raiva, Leptospirose, Leishmaniose, Febre Maculosa, entre outras e o Laboratório da Fauna Sinantrópica, responsável pela identificação de animais sinantrópicos coletados no meio urbano.

O controle de animais domésticos envolve uma série de ações, visando harmonizar a relação entre a população humana, os animais domésticos e o meio ambiente, para minimizar o risco de ocorrência de agravos à saúde humana e animal. Uma das iniciativas relacionadas à prevenção das zoonoses é a vacinação permanente contra raiva em cães e gatos, vigilância e controle de roedores e outras pragas como escorpiões, além de ações educativas promovidas pela DVZ.

A DVZ é composta pelo Núcleo de Plantão de Triagem, Urgências e Emergências (Plantão), Núcleo de Vigilância, Prevenção e Controle da Fauna Sinantrópica (NVSIN), Núcleo de Vistoria Zoossanitária (NVZ), Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NVE), Núcleo de Gestão de Pessoas e Educação (NGPE), Laboratório de Zoonoses e Doenças Transmitidas por Vetores (LabZoo) e Laboratório de Identificação e Pesquisa de Fauna Sinantrópica (LabFauna), além do Núcleo Administrativo e de Serviços (NAS).


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected] 

- Patrocinado -

Últimas

Prefeitura entrega mais uma unidade móvel para atender mulheres e jovens

A van amplia a rede de atendimento especializado no...

Desafios e perspectivas para um futuro mais justo

Por Anor Sganzerla Um dos maiores desafios da atualidade diz...

Prefeitura entrega mais uma unidade móvel para atender mulheres e jovens

A van amplia a rede de atendimento especializado no público feminino em situação de assédio e violência A Prefeitura de São Paulo entregou a segunda...

Sarcopenia: critério mais rigoroso para diagnóstico da fraqueza dos músculos melhora prevenção, mostra estudo

Com base em dados pesquisadores defendem mudanças na nota de corte do teste usado para avaliar a força muscular, de forma a identificar a...

Desafios e perspectivas para um futuro mais justo

Por Anor Sganzerla Um dos maiores desafios da atualidade diz respeito às questões climáticas, que afetam de forma profunda, ampla e interconectada todas as dimensões...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.