No menu items!
11.2 C
São Paulo
quarta-feira, 16 julho, 2025

Conheça os principais cuidados para prevenção das zoonoses

São mais de 200 doenças infecciosas transmitidas dos animais aos seres humanos, como leptospirose, toxoplasmose e raiva

Dia 6 de julho é Dia Mundial das Zoonoses, uma data dedicada à conscientização sobre a importância da vigilância e controle das doenças infecciosas transmitidas dos animais aos seres humanos.  Na cidade de São Paulo, a Divisão de Vigilância em Zoonoses (DVZ) conta com um trabalho de excelência, reconhecido pelo Ministério da Saúde (MS) como Centro de Referência Nacional para Zoonoses Urbana.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem mais de 200 tipos de zoonoses, sendo que cerca de 60% das doenças infecciosas humanas têm sua origem em animais. A transmissão de zoonoses pode ocorrer de forma indireta, ou por meio do consumo de alimentos contaminados, além de mordidas, arranhões e contato com secreções. Entre as zoonoses que podem ser causadas por parasitas, vírus e bactérias, podemos incluir febre maculosa, leptospirose, toxoplasmose, raiva, entre outras. Estima-se que pelo menos três novas zoonoses surgem todos os anos em decorrência da interação homem-animal.

As ações de prevenção e controle de zoonoses são executadas por meio de atividades e estratégias direcionadas às populações animais e/ou humanas, de educação em saúde e manejo ambiental. A identificação de novos casos, bem como reconhecer o comportamento da doença no território é fundamental para um planejamento adequado das medidas e ações de controle.

Divisão de Vigilância em Zoonoses (DVZ)
A Divisão de Vigilância em Zoonoses (DVZ) é o órgão responsável na cidade de São Paulo pelo controle de doenças e agravos transmitidas por animais sinantrópicos e domésticos. Como resultado da excelência de seu trabalho, a divisão foi reconhecida pelo Ministério da Saúde (MS) como Centro de Referência Nacional para Zoonoses Urbanas e é designada pela Organização Pan-Americana da Saúde/OMS como Centro Colaborador para Treinamento e Pesquisa em Zoonoses Urbanas.

O órgão da Prefeitura de São Paulo vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), possui em sua estrutura dois laboratórios, o Laboratório de Zoonoses e Laboratório da Fauna Sinantrópica, que realiza diagnóstico de zoonoses e de doenças transmitidas por vetores em humanos e animais como, Dengue, Raiva, Leptospirose, Leishmaniose, Febre Maculosa, entre outras e o Laboratório da Fauna Sinantrópica, responsável pela identificação de animais sinantrópicos coletados no meio urbano.

O controle de animais domésticos envolve uma série de ações, visando harmonizar a relação entre a população humana, os animais domésticos e o meio ambiente, para minimizar o risco de ocorrência de agravos à saúde humana e animal. Uma das iniciativas relacionadas à prevenção das zoonoses é a vacinação permanente contra raiva em cães e gatos, vigilância e controle de roedores e outras pragas como escorpiões, além de ações educativas promovidas pela DVZ.

A DVZ é composta pelo Núcleo de Plantão de Triagem, Urgências e Emergências (Plantão), Núcleo de Vigilância, Prevenção e Controle da Fauna Sinantrópica (NVSIN), Núcleo de Vistoria Zoossanitária (NVZ), Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NVE), Núcleo de Gestão de Pessoas e Educação (NGPE), Laboratório de Zoonoses e Doenças Transmitidas por Vetores (LabZoo) e Laboratório de Identificação e Pesquisa de Fauna Sinantrópica (LabFauna), além do Núcleo Administrativo e de Serviços (NAS).


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected] 

- Patrocinado -

Últimas

SP lança programa de avistamento da fauna silvestre

Atividade começa no Parque Ecológico do Tietê e será...

Operações de busca e salvamento: entenda as habilidades dos cães bombeiros

Faro apurado e sensibilidade dos animais são essenciais no...

Descobertas em Amarna e Palestina

Vamos falar das descobertas arqueológicas que esclarecem os trechos...

SP lança programa de avistamento da fauna silvestre

Atividade começa no Parque Ecológico do Tietê e será expandida para outros oito parques urbanos da capital e região metropolitana A Secretaria de Meio Ambiente,...

Operações de busca e salvamento: entenda as habilidades dos cães bombeiros

Faro apurado e sensibilidade dos animais são essenciais no atendimento de ocorrências Quem vê de fora não imagina que a base do Corpo de Bombeiros...

Descobertas em Amarna e Palestina

Vamos falar das descobertas arqueológicas que esclarecem os trechos incompreensíveis do Antigo Testamento, conforme relatado pelo doutor Padre Raymond E. Brown, no livro "Recent...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.