No menu items!
22.5 C
São Paulo
segunda-feira, 28 abril, 2025

Conheça estratégias para parar de fumar

Técnicas comportamentais, como chupar gelo e atrasar o primeiro cigarro do dia, podem ajudar quem pretende abandonar o hábito

Em 2024, havia 1,3 bilhão de pessoas que fumavam tabaco no mundo, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Pan American Health Organization). O uso dessa droga mata cerca de 8 milhões de pessoas por ano, sendo em torno de 7 milhões de fumantes ativos e 1 milhão de não fumantes expostos ao fumo passivo.

Evitar o cigarro e outras drogas do gênero é uma das formas recomendadas pelo Ministério da Saúde de como prevenir o câncer de pulmão. Mas abandonar o hábito nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente por conta das substâncias que provocam dependência e causam vício.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 60% dos usuários de tabaco no mundo desejam parar, mas 70% não têm acesso a serviços que auxiliam nesse propósito devido a lacunas nos sistemas de saúde e limitações de recursos. 

Especialistas apontam que para parar de fumar, é possível adotar estratégias como fazer paradas graduais, chupar gelo, manusear objetos e buscar apoio médico para uso de medicações.

Vício por trás do cigarro

O cigarro age de uma forma específica no organismo e, com isso, causa vício e dependência em seus usuários. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), a nicotina, substância química presente no tabaco, quando inalada pela fumaça do cigarro, chega ao cérebro em um curto período de tempo – aproximadamente dez segundos – e alimenta os receptores das células cerebrais.

É nesse momento que são liberados neurotransmissores responsáveis pela sensação de prazer. Por ser uma substância psicoativa, a nicotina produz alterações no Sistema Nervoso Central que modificam o estado emocional e comportamental do fumante e, por isso, causa dependência química.

É a mesma substância que pode causar diversos prejuízos à saúde. Além do câncer, a nicotina também pode desencadear diabetes, hipertensão, AVC, infartos, doenças respiratórias, tuberculose, impotência e infertilidade.

De acordo com o Inca, abandonar o cigarro pode trazer diferentes benefícios para a saúde. Ex-fumantes conseguem ter mais qualidade de vida e menos riscos de desenvolver doenças. No caso das mulheres, os exames que abrangem a ginecologia oncológica também tendem a apresentar melhores resultados quando o vício é abandonado.

Como escolher a melhor estratégia para parar de fumar

Existem diferentes estratégias para parar de fumar. Um deles é a parada imediata, em que o fumante marca uma data e, a partir desse dia, abandona o uso do cigarro.

Outro é a parada gradual, indicada pelo Ministério da Saúde, que consiste em reduzir gradativamente o uso de cigarros diários até chegar à data estipulada para parar de fumar de vez.

Outro método é o atraso na hora do primeiro cigarro do dia. Se a pessoa tem costume de iniciar às 9h, por exemplo, no próximo dia ela só começa às 11h e vai, aos poucos, atrasando e diminuindo o uso.

O Ministério da Saúde afirma que é possível adotar exercícios de relaxamento para não cair nas armadilhas durante o processo. O fumante pode fazer respirações profundas, puxando o ar pelo nariz e mantendo a contagem até seis, deixando o ar sair levemente pela boca após a contagem.

Chupar gelo, escovar os dentes e beber água gelada também são métodos indicados. Segundo o órgão, a vontade de fumar não dura mais do que alguns minutos e, quando o desejo surgir, a dica é remediá-lo adotando uma dessas práticas.

Outra solução para distrair a vontade de fumar é manter a mente ocupada. O Ministério da Saúde recomenda rabiscar em papel, manusear objetos pequenos, conversar com alguém ou comer uma fruta.

Buscar ajuda profissional também é um dos métodos indicados. De acordo com a OMS, a combinação de tratamento farmacológico e técnicas comportamentais pode contribuir para as taxas de sucesso no abandono do cigarro.

Entretanto, o órgão destaca a importância de buscar apoio de uma equipe especializada, a fim de tomar medicamentos somente com receita médica. A OMS também indica a busca por profissionais da área da psicologia, principalmente nos casos em que o vício do tabaco está relacionado a questões emocionais.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Água da chuva pode estar contaminada por agrotóxico, diz estudo

Pesquisa encontrou resíduos do produto em amostras de três cidades Estudo feito por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) mostra que a água da...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.