No menu items!
23.7 C
São Paulo
quinta-feira, 23 janeiro, 2025

Conheça as Áreas de Proteção Ambiental Capivari-Monos e Bororé-Colônia

Áreas protegidas que propõem o uso sustentável dos recursos naturais


A cidade de São Paulo possui duas Áreas de Proteção Ambiental (APAs) sob a gestão da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), a APA Capivari-Monos e a APA Bororé-Colônia, ambas localizadas na zona sul do município. Elas têm como objetivo compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável dos seus recursos naturais.

Conheça a seguir cada uma:

APA Capivari-Monos

A APA Capivari-Monos é a primeira unidade de conservação do município de São Paulo, foi criada em 9 de junho de 2001 e abrange uma área protegida de 25.138 hectares (251 km²), o que equivale a um sexto do território da cidade. O espaço está localizado nos distritos de Parelheiros e Marsilac.

A APA é rica em biodiversidade, nela destacam-se as cachoeiras e rios de água cristalina, como o rio Capivari, considerado um dos últimos rios com qualidade de água de São Paulo.

Mais de 500 espécies de animais e 700 espécies vegetais já foram identificadas nesta área protegida paulistana, o que representa mais de 80% do que conhecemos da biodiversidade paulistana.

APA Bororé-Colônia

A APA Bororé-Colônia foi criada em 24 de maio de 2006, possui 9.000 hectares de área protegida municipal e está inserida em duas bacias hidrográficas:  Billings e Guarapiranga. Ela está situada nos distritos de Grajaú e Parelheiros e ocupa uma área de 6% do município. O espaço conta com uma rica biodiversidade associada aos remanescentes da Mata Atlântica.

Essa segunda área municipal, protegida e de uso sustentável, exerce um papel fundamental para a produção de água do município, alimentando a Represa Billings, um dos principais mananciais de abastecimento público da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Assim como a APA Capivari-Monos, também conta com práticas de Agroecologia, Permacultura e Sistemas Agroflorestais (SAF).

O objetivo principal do local é promover a proteção da diversidade biológica, dos recursos hídricos e do patrimônio histórico da região, conciliando estes objetivos com a melhoria da qualidade de vida das pessoas que ali residem.

Esta fundamental área de proteção ambiental também contribui para a renda e sustentabilidade da região com atividades, como: cicloturismo, turismo ecológico e o rural sustentável. A presença da Represa Billings e de diversos sítios-de-recreio, clubes de campo e pesqueiros são responsáveis por esse alto potencial de turismo e lazer.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Animais marinhos ingerem microplástico na Antártida desde os anos 1980, segundo estudo

Pesquisa da USP analisou o sistema digestório de organismos...

Primeiro vídeoclipe da banda cusqueña Ñutúrunas é lançado oficialmente

Clipe da música És para Ti, conta a história...

Saiba como solicitar a castração de animais no município de São Paulo

Castração pode ser através de clínicas contratadas ou ainda,...

Animais marinhos ingerem microplástico na Antártida desde os anos 1980, segundo estudo

Pesquisa da USP analisou o sistema digestório de organismos coletados em águas profundas ao redor do continente e encontrou microdetritos em quase um terço...

Primeiro vídeoclipe da banda cusqueña Ñutúrunas é lançado oficialmente

Clipe da música És para Ti, conta a história de uma desilusão amorosa No último domingo (12), a banda cusqueña Ñuturunas lançou seu primeiro vídeo...

Saiba como solicitar a castração de animais no município de São Paulo

Castração pode ser através de clínicas contratadas ou ainda, por meio de mutirões O Programa Permanente de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos – PPCRCG...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui