No menu items!
12.7 C
São Paulo
domingo, 6 julho, 2025

Conheça as ações contra a violência de gênero durante o Agosto Lilás

Serviços da rede socioassistencial contam com amplo atendimento para mulheres em situação de vulnerabilidade


O mês de agosto é marcado pela campanha de conscientização e combate à violência contra a mulher, que tem como objetivo principal alertar a sociedade sobre a importância de promover a igualdade de gênero e combater todas as formas de violência. O Agosto Lilás remete ao aniversário da Lei Maria da Penha, que foi sancionada em 2006, e busca proteger a mulher de qualquer agressão física, psicológica, moral, sexual e patrimonial.

A rede socioassistencial disponibiliza, atualmente, mais de 3 mil vagas para atendimento a mulheres acima dos 18 anos de idade que estejam em situação de risco e vulnerabilidade social, sendo os atendimentos divididos nos seguintes órgãos:

Centro de Acolhida Especial para Mulheres (CAEM):  A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), dispõe de 11 Centros de Acolhida Especiais (CAEs) que oferecem um ambiente seguro, protegido e apoiador para acolher temporariamente mulheres, acompanhadas ou não de seus filhos ou filhas, que estejam em situação de vulnerabilidade social.

Centro de Acolhida Especial para Mulheres Trans (CAE): Os espaços acolhem e buscam estimular a autonomia deste público, bem como o resgate de vínculos familiares, além de fornecer apoio para as vítimas de violência e preconceito.

Centro de Acolhida Especial para Mulheres em Situação de Violência (CAEMSV): Atualmente, a rede dispõe de quatro equipamentos dessa modalidade. São atendidas mulheres em situação de violência doméstica, abusos e exploração em risco iminente de morte, podendo estar acompanhadas ou não de seus filhos ou filhas com idade até 18 anos.

Centro de Acolhida Especial para Mães, Gestantes e Bebês (CAE): O serviço oferece acolhimento provisório durante 12 meses (podendo ser prorrogado) para gestantes e puérperas, acompanhadas ou não de seus demais filhos com idade até a primeira infância.

Centro de Acolhida Especial para Mulheres Imigrantes (CAEMI): O equipamento acolhe mulheres imigrantes, acompanhadas ou não de seus filhos, com foco no fortalecimento de vínculos e resgate de potencialidades individuais.

Centro de Defesa e de Convivência da Mulher (CDCM): Os serviços garantem suporte para os encaminhamentos sociojurídicos necessários, além de atividades que buscam a superação da situação de violência.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

População paulistana circula menos pela primeira vez na história, revela estudo da Prefeitura

Análise da Pesquisa Origem e Destino 2023 do Metrô também aponta os padrões de deslocamento por distrito e mudanças nos hábitos da população Pela primeira...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.